Os benefícios da aveia

Oi gente!
Não sei se vocês sabem, mas eu gosto muito de aveia, sei que muita gente torce o nariz para ela (eu já fui assim, antes de ter uma consulta com o nutricionista), mas vocês não sabem o quão benéfica ela é para nossa saúde. Descobri isso com o nutricionista da minha mãe, que recomendou ela a acrescentar 2 colheres de aveia no almoço. Um dia testei e acabei gostando, além de ajudar nosso organismo a funcionar melhor, ele ajuda a emagrecer! :D
Então vamos conferir mais benefícios?


1- A aveia traz o bem estar, a regularidade do funcionamento do aparelho digestivo, o controle dos teores de açúcar no sangue, a diminuição dos riscos de alta pressão arterial e a prevenção de doenças como tumores no intestino e doenças do coração.
2- A aveia também apresenta em sua composição flavonóides, que atuam na prevenção do câncer.
3- Possuem fibras solúveis, que são as responsáveis pela diminuição do colesterol ruim e pela prevenção de doenças do coração.
4- Além de ser um alimento nutritivo e funcional por natureza, ele é rico em proteínas e de bom balanceamento de aminoácidos, ou seja, é altamente indicado na alimentação infantil, quando a criança precisa mais de proteína do que de energia.
5- Uma porção de mamão ou banana salpicada de aveia pela manhã vai impedir que a fome chegue rápido e, o principal, que o indivíduo se exceda no almoço.
6- Bastam 3 colheres por dia, ou meia xícara de chá, para controlar o colesterol e manter as taxas de açúcar no sangue sob medida, ainda fortalece as defesas e afugenta os tumores.
7- É versátil para o consumo, uma vez que pode ser misturada, às saladas de frutas ou folhas, no preparo de massas para pães e biscoitos, nos mingaus e sucos, e outros.
8- No cereal também encontramos vitaminas e minerais antioxidantes, capazes de eliminar os radicais livres que danificam nossas células.


3 principais versões de aveia para consumo e as características de cada uma:
Flocos: Trata-se do grão prensado integralmente (processo que conserva seus principais nutrientes). Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes.
Flocos finos: Eles são submetidos à moagem, que é tradicionalmente usada no preparo de sopas, mingaus e tortas.
Farelo: Esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, conta com a maior concentração de fibras. Pode ser salpicado sobre um prato já pronto, sucos ou ser misturado à massa de pães, bolos, biscoitos e outros.
Farinha: Costuma ser obtida da parte interna do grão e assim, perde na porção de fibras para o farelo e o floco. É empregada principalmente nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo inclusive uma alternativa mais saudável à farinha de trigo.


Componentes da Aveia:
Fibras: A aveia contém duas versões da substância: as insolúveis, que dão consistência ao bolo fecal, e as solúveis, ricas em Betaglucana, que, ao serem fermentadas no intestino, protegem o mesmo e diminuem o colesterol.
Vitaminas: Ela é reduto de vitaminas do complexo B - Niacina (Vitamina B3), Tiamina ( Vitamina B1), que são fundamentais para manter a saúde mental e a energia do corpo. Além disso, tem vitamina E, cuja ação antioxidante previne estrago às células causados pelos radicais livres.
Minerais: Ali vamos encontrar o Zinco, que também acaba com as colônias de radicais livres. Ainda temos silício, um mineral importante na produção de colágeno, aquela substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele, e que mulheres e homens com mais de trinta anos começam a perder. Ele também fortalece unhas e cabelo.
Proteínas: É um dos grãos com maior valor proteico, disponibilizando nutrientes essenciais a diversos tecidos e funções do corpo.
Outros componentes: Selênio, Ferro, Magnésio, Fósforo e Cobre.

Fonte de informações: Vila Mulher e Mundo Simples.

Gostou do post? Então curta a fan page do blog!



Espero que gostem, até a próxima!
Beijos. 

7 comentários:

  1. Ja comi aveia e achei gostosa, mas não so muito fa não.. Mas faz muito bem para a saude, não sabia disso. Adorei a dica *-*

    Boa Noite *-* Vai da la uma passadinha la no meu blog, estou comecando agora
    http://donnatimidez.wordpress.com/
    Obrigada ^^

    ResponderExcluir
  2. Isso eu já sabia, sempre gostei de aveia. ♥

    >> Visite o Blog <<
    - xoxo –

    ResponderExcluir
  3. Eu não suporto aveia.
    Aproveito para desejar um natal abençoado e um feliz 2014!
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro aveia principalmente se for mingau. Pode parecer coisa de criança, mas eu adoro. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito de aveia não, mais de vez em quando, como uma barra de cereal ! :) Post está ótimo e bem informativo!
    http://www.blogdayararamos.com/

    ResponderExcluir
  6. Aveia é tudo de bom né? Antes eu não curtia muito, agora não vivo sem! HAHAHA
    Boa sexta-feira! Beijos!
    http://www.annacaarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário ou sugestão!
Sigo todos de volta, é só avisar nos comentários e deixar o endereço do seu blog.
Beijos. ♥

Diário da Lady