12 Alimentos que fortalecem os cabelos

Oi gente!
Depois que eu voltei da praia, meus cabelos ficaram fracos e bem ressecados por causa do mar e do sol. Então tratei logo de comprar produtos específicos para meus cabelos e claro, pesquisei também alimentos que iriam me ajudar a deixar meus cabelos mais fortes e bonitos. Não adianta investir em produtos capilares sem mudar os hábitos alimentares e fornecer os nutrientes que os fios precisam para crescer fortes e bonitos.

Você sabia?
O baixo consumo de proteínas, vitaminas e minerais pode levar à perda do brilho, à quebra, queda e até interferir no crescimento do cabelo?!

A ingestão de água também é fundamental para levar os nutrientes até o bulbo capilar.



Confiram os alimentos que ajudam no fortalecimento dos fios:
1- Cenoura: Ela oferece dois nutrientes: o betacaroteno e a vitamina A. O primeiro é um antioxidante que combate a ação dos radicais livres e, assim, evita a queda e a perda de pigmentos que deixariam o cabelo grisalho. Já a vitamina A atua na saúde das células do couro cabeludo, nutrindo-as, e interfere na produção da oleosidade natural do fio.
2- Espinafre e Agrião: Por conter ferro, nutre os folículos capilares. O espinafre e o agrião são ricos em clorofila, que, juntamente com o ferro, ajuda a equilibrar a oleosidade do couro cabeludo, fortalecer a raiz e normalizar o ciclo de crescimento dos fios.
3- Aveia, Banana e Uva-passa: Contém silício, mineral capaz de estruturar a queratina, proteína que forma o cabelo. Traz ainda vitaminas do complexo B e zinco. Melhora a multiplicação das células do bulbo capilar, favorecendo o crescimento, deixando os cabelos mais espessos, além de tornar os fios mais resistentes e duráveis.
4- Salmão e Sardinha: Além da proteína de altíssima qualidade, possui uma boa quantidade de ácido graxo, ômega 3 e selênio; que  combatem inflamações, protegem o couro cabeludo contra a radiação ultravioleta e melhoram a circulação e leva nutrientes ao bulbo capilar. Carne vermelha e frango também são boas opções de proteína magra.
5- Soja: É uma ótima fonte de proteína que previne o cabelo de ficar quebradiço. A ausência de proteína no organismo ocorre uma alteração do pigmento e da textura dos fios, que perdem a intensidade da cor e ficam opacas, secas, finas e fracas.
6- Laranja: A parte branca da laranja (que envolve os gomos), a chamada pectina, é benéfica para os fios.  Nela ficam as fibras que vão ajudar a “expulsar” as toxinas, que em excesso, contribuem para o aumento da oleosidade e o aparecimento da caspa.
7- Morango: A fruta oferece flavonoides e vitamina C, substâncias que ativam a microcirculação sanguínea no couro cabeludo. Resultando em fios resistentes, que crescem mais rápido e menos sujeitos à queda, quebra e ao ressecamento.
8- Iogurte: Além de aminoácidos que fortalecem a fibra capilar, o iogurte traz vitaminas do complexo B. Elas favorecem o depósito de queratina no fio, deixando-o mais encorpado e resistente.
9- Castanha-do-pará e Nozes: As frutas oleaginosas são ricas em zinco. Elas proporcionam melhor crescimento e desenvolvimento capilar, ajuda reduzir a oleosidade excessiva e previne a descamação no couro cabeludo. A carência de zinco deixa o cabelo fino, quebradiço e sem brilho.
10- Quinoa: A quinoa e os alimentos originados do leite oferecem uma ótima quantidade de cálcio ao organismo, fortificando os cabelos e trazendo a eles muito mais brilho e vitalidade, além de evitar quedas capilares.
11- Ovos: Possuem grande concentração de aminoácidos e proteínas. Cheio de biotina, um dos tipos de vitamina B, os ovos são bons para o crescimento capilar. Consumindo-os, você também pode levar mais brilho às suas madeixas.
12- Feijão e lentilha: Ambos são ricos em ferro. Eles têm aminoácidos que quando combinados dão origem a proteínas que formam o colágeno e a queratina, que são componentes que fortalecem os cabelos e protegem os fios da queda.


Inimigos do cabelo: Entre os maiores vilões do cabelo bonito e saudável estão o açúcar, o carboidrato refinado (massa e pão branco) e o álcool. Eles elevam os níveis de insulina no sangue, desequilibrando alguns hormônios, o que pode ter um efeito negativo sobre os folículos capilares. É interessante também reduzir o consumo de chá e de café, pois eles interferem na absorção de minerais, como o ferro, necessários para o crescimento do cabelo. Outras medidas que podem ajudar a evitar a queda de cabelo são evitar banhos muito quentes, o uso do secador de cabelo e das pranchas térmicas, deixando os cabelos secarem naturalmente. A queda de cabelo pode estar relacionada a diversas causas, dentre elas a falta de alguns nutrientes, tendo grande probabilidade de ter queda de cabelo.

Fonte de Informações: M de Mulher, Bolsa de Mulher, Viva Bem e Tua Saúde.


Espero que gostem, até a próxima! 
Beijos.

5 comentários:

  1. Adorei saber dessas dicas! Super importante, ainda bem que eu gosto de quase tudo da lista!!! beijos

    http://luceliam2012.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Leidiana.
    Não sabia que esses alimentos eram bons para os cabelos muito interessante.

    bjo

    http://framboesabrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa,adorei todas as dicas,eu realmente estou precisando realizar todas,beijos.

    Cake Interruptted

    ResponderExcluir
  4. Que legal amore, eu não sabia que feijão ajudava, eu amo hehehe beijoss

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário ou sugestão!
Sigo todos de volta, é só avisar nos comentários e deixar o endereço do seu blog.
Beijos. ♥

Diário da Lady