Tintura ou Tonalizante? Qual a diferença?

Oi gente!
Essa é uma pergunta que questiono há anos! Mas como ficava com preguiça de pesquisar a respeito, eu sempre optava pelas tintas. Então no feriado prolongado da semana santa, eu revirando minha agenda antiga de blog, vi esse assunto e resolvi pesquisar e compartilhar com vocês. 
Vamos Conferir?


Tintura
A tintura permanente age em toda a estrutura do cabelo e para se fixar nos fios, ela abre a cutícula, elimina os pigmentos naturais dos fios e substitui com a cor desejada. Contém amônia e outros oxidantes, que faz com que a cor dure por mais tempo nos fios. 
Vantagens: Deixa os tons fortes, com a cor intensa e uniforme. Cobre 100% de fios brancos e o efeito da tintura dura mais tempo, sendo ideal para transformações capilares radicais. 
Desvantagens: É necessário retocar a raiz após 20 ou 30 dias. A tintura age dentro da fibra capilar, agredindo mais os cabelos. Não deve ser usada em pessoas com outros tipos de química no cabelo (como relaxamento e alisamento), porque podem ocorrer incompatibilidades como; queda e reações adversas. Ela não é compatível com químicas do tipo (hênna, hennê, hidróxido de sódio entre outras). Os cabelos que são lavados com mais frequência, desbotam mais rapidamente.


Tonalizante
O tonalizante é uma coloração que deposita pigmentos de cor na cutícula do cabelo. Não possui amônia em sua composição. São menos agressivos e indicados para alguns cabelos quimicamente tratados. Ele dá mais brilho porque é menos abrasivo. É um produto bem suave e serve para realçar a cor e dar um banho de brilho aos cabelos. Ele mantém a cor natural do cabelo, pois estabelece uma cobertura em cima do tom que você usa hoje em dia, proporcionando uma cor mais escura ou deixa a mesma tonalidade atual. 
Vantagens: São bem suaves e sua fórmula não contém amônia e nem água oxigenada (que são dois inimigos para a saúde dos fios) e sua duração é de 20 a 25 lavagens. É compatível com qualquer química e cobre cerca de 40% dos fios brancos. Ele não agride tanto o cabelo e consegue neutralizar as cores, sem manchar ou ressecar os fios. E se você não gostar da cor, pode retirá-lo com mais facilidade. Além de dar brilho e não ressecar os fios.
Desvantagens: Tem curta duração, cobre parcialmente os fios, não clareia os fios. Aplicá-lo por cima de uma tinta pode ser perigoso quando o cabelo tem progressiva. A combinação das duas químicas também pode deixar o cabelo ressecado. Os tonalizantes formam uma película ao depositar pigmentos na cutícula do cabelo e, por isso, desbotam mais rápido. Por ter essa ação superficial, os resultados ficam melhores quando as tonalidades aplicadas são parecidas ao tom natural.





Espero que gostem do post, até a próxima!
Beijos. 

10 comentários:

  1. Muito legal o post comparativo. Eu pinto os cabelos sempre então já sabia a diferença, mas muitas meninas ainda confundem :)
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto dos dois, mas confesso que meu cabelo sempre fica melhor com tonalizante, fica mais macio e natural.
    Gostei de saber mais um pouco amiga.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  3. Adorei o posts amiga ,é sempre bom saber um pouco mais sobre tintura de cabelo.

    ResponderExcluir
  4. Sempre ficava em dúvida pensando qual a diferença... amei o post
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  5. Eu já usei tintura e tonalizante, odeio os dois. HAHA Mas no meu caso né, porque eu faço luzes e acho que o tonalizante acaba mudando a cor dos meus fios naturais. E a tintura já usei pra pintar de vermelho e jesus que coisa terrível pra tirar depois. :( HAHA
    Adorei o post, com ótimas informações pra quem quer saber um pouco mais!
    Beijos! <3

    www.fernandamrgd.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lady,
    Não sabia essa diferença.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post, muito bom saber disso! ;) Beijos

    http://luceliam2012.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o post!
    Eu já usei tonalizante e não gostei... o cabelo desbotava muito rápido, e tendo que retocar com mais freqüência ele tende a ficar mais frágil, quebradiço e ressecado.
    Comecei a usar tintura profissional e amei!
    Mas claro que cada cabelo tem suas particularidades!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Leidiana...

    Taí uma coisa que eu não sabia!

    #obri

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário ou sugestão!
Sigo todos de volta, é só avisar nos comentários e deixar o endereço do seu blog.
Beijos. ♥

Diário da Lady