Como cuidar dos cabelos no inverno

Oi gente!
Estou feliz hoje, porque entrei de férias e consegui passar em praticamente todas as matérias, fiquei devendo uma... mas se Deus quiser eu vou conseguir passar.. \õ/
Como prometi para vocês, eu vou postar mais vezes aqui no blog, ainda mais porque estou de férias e não pretendo viajar... Começo com uma dica bem preciosa, e é sobre os cabelos!!
Nesse inverno, fica difícil não ficar imune às coisas que prejudicam os cabelos, seja a umidade, os ventos, o frio, enfim, diversos fatores.
E como eu adoro passar dicas valiosas para vocês, começo com esse assunto bem interessante. :)
Então vamos aprender a cuidar das nossas madeixas no inverno? ^_^


"A estação mais fria do ano chegou e com ela devemos redobrar a atenção com a beleza, uma vez que no inverno a pele e os cabelos tendem a ficarem mais frágeis. Isso acontece porque nos dias mais frios há menor produção de glândulas sebáceas, assim os cabelos tendem a se ressecar com mais facilidade. Para cuidar dos cabelos no inverno a hidratação e alguns outros cuidados são essenciais para manter a beleza dos fios em épocas de baixa temperatura."

Confiram as dicas abaixo e previna o seu cabelo do ressecamento:

A primeira coisa a se fazer é resistir àquela água quente do chuveiro que resseca tanto a pele quanto os cabelos. A água quente abre as cutículas dos cabelos tirando o brilho, a sedosidade e a oleosidade natural, que garante a proteção do couro cabeludo. A partir do momento em que essa camada protetora é removida, os fios sofrem, já que sem a oleosidade natural que garante a lubrificação, os fios ficam mais ressecados, com uma maior porosidade e opacidade.

Mas se tomar banho quente está fora de cogitação, então as dicas são:
  • Evitar banhos demorados.
  • Se for muito difícil diminuir a temperatura da água, lave os cabelos separadamente, com água morna. Dica: Enrole-se na toalha e enxague os fios com o chuveirinho. Assim você não sentirá tanto frio.

Na hora de secar:

  • Na hora de secar os cabelos, prefira o vento frio do secador, pois o vento quente aumenta o ressecamento dos fios.
  • Utilize sempre um protetor térmico antes de secar os cabelos e quando a temperatura estiver quente mantenha uma distância de 15 à 20 cm dos fios, assim você evita que os fios se queimem. 
  • Outra dica é colocar um pouquinho de Óleo de Argan na palma das mãos e aplicar no comprimento dos fios. Pode ser depois do banho ou com os cabelos secos. Isto combate o ressecamento e ajuda a diminuir o frizz dos cabelos, muito comum nesta época.
  • Tempo nublado não quer dizer que não precisa usar protetor solar. No inverno a radiação solar não diminui e os cabelos e a pele precisam de proteção.  O ideal é evitar gomas elásticas e além de usar protetor térmico você pode abusar de faixas e lenços, chapéus e boinas que, além de serem bastante elegantes, ajudam a compor um look bacana para o inverno.

Hidratação:

  • Mesmo nessa época do ano a hidratação continua sendo fundamental. Hidrate os fios ao menos de quinze e quinze dias, assim você ajuda a manter o brilho e a saúde dos seus cabelos.
  • As máscaras também são muito importantes para manter os cabelos hidratados no inverno, além de terem um forte poder de hidratação, as máscaras de tratamento oferecem brilho e macies aos cabelos.

Dicas para cabelos oleosos:

  • Use, de preferência, produtos à base de argila que nutrem o cabelo sem deixá-lo pesado. A argila também é benéfica para a pele e ajuda a eliminar cravos e espinhas.
  • Não prenda o cabelo, nem use chapéus e boinas com frequência. Isso abafa o couro cabeludo e acentua ainda mais a oleosidade.
  • Também não passe as mãos no cabelo toda hora, pois isso estimula as glândulas sebáceas.
  • Na hora da lavagem é importante não usar água quente nem esfregar muito o couro. Os banhos quentes fazem com que o couro cabeludo libere mais glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade.
  • Dicas para os cabelos opacos, sem brilho:
  • Lave os fios com água morna, hidrate com regularidade e dê preferência a produtos com o PH mais baixo, pra selar as cutículas dos fios.


Os Fios Quebradiços:

  • Evite deixar os fios molhados. O ideal no inverno é secar o cabelo (secador com jato frio ou morno, nunca quente demais) com o secador antes de sair de casa.
  • Outra coisa importante aqui é aumentar o consumo de água, que tende a cair nessa estação. Consumir muito líquido é a garantia de que os fios receberão “água” suficiente para a sua hidratação, o que reduz o enfraquecimento do cabelo.
  • O uso de leave-in também ajuda na proteção dos fios, e caso você faça uso de químicas capilares, capriche na reconstrução, na rotina de tratamento, pra evitar que, nessa estação, os fios sofram ainda mais.


Perguntas e Respostas
Como usar o Secador corretamente?
Não use o secador muito quente e nem muito próximo aos fios, já que isso causa danos. O uso de um protetor térmico é essencial, pois assim os possíveis danos causados pelo calor térmico são reduzidos, daí o cabelo não resseca e nem perde o brilho.

Quantas vezes por semana se deve lavar o cabelo?
O ideal é lavar os fios diariamente ou a cada dois dias. Para quem tem cabelo oleoso o recomendado é lavar todos os dias, já quem tem os fios mais secos o indicado é lavar os cabelos ao menos três vezes por semana.

Cabelos ressecados devem diminuir a quantidade de lavagem para evitar a queda dos cabelos?
Não. Quanto menos você lavar o cabelo mais ele vai cair. O indicado é lavar os fios um dia sim e dia não.

Porque os cabelos ficam mais oleosos no frio?
A oleosidade do cabelo tende a aumentar no inverno devido ao banho quente e ao uso de chapéu e bonés que propiciam o aumento da oleosidade do couro cabeludo. O recomendado é lavar os cabelos na água morna.

O condicionador aumenta a oleosidade do cabelo?
Não. O condicionador tem uma função muito importante, uma vez que é ele quem fecha a cutícula, deixando os cabelos sedosos e fáceis de pentear. Ou seja, todo mundo deve usar o shampoo e o condicionador em conjunto o recomendado é optar por produtos específicos para o seu tipo de cabelo.
Seguindo essas dicas vão ajudar você a manter os cabelos saudáveis e nem o inverno será capaz de impedir que seus cabelos e pele permaneçam sempre lindos e radiantes o ano todo!

Fonte de informações: Mutari, Bolsa de Mulher e Patricinha Esperta.


Aproveite e confira dicas de penteados para arrasar no inverno!
Espero que gostem das dicas, até a próxima!
Beijos.

11 comentários:

  1. Adorei as dicas, elas serão bastante úteis para mim!
    www.lettersandcreativity.tk

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ladyy, tudo bem?
    Acredita que eu estava procurando justamente alguma coisa sobre isso, agorinha? Haha, e coincidentemente vim parar aqui no teu blog! Olha, vou seguir as dicas, porque realmente, o cuidado com o cabelo nessa época tem que ser redobrado heh, amei amei o post, e as dicas, algumas eu já sabia, mas outras vão ser bem úteis por aqui! Um beijão!

    http://damaindelicada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Com esse frio, é sempre bom reforçar os cuidados, né?
    Adorei as dicas, usarei muito.
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas para cabelos oleosos, mas o banho quente e demorado é difícil eu conseguir tirar rs, prometo que vou tentar.
    Beijos

    http://diadespa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lady,
    Achei bem bacana esse post.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  6. Amiga só você pra trazer tanta dica foda! Desculpa o termo.. hahaaha
    Esse frio dá uma preguiça de lavar os cabelos né?! Pior eu que estou com o cabelo super comprido. rs Se bem que eu tenho lavado de 2 em 2 dias e com água gelada mesmo, nem que eu lave a cabeça primeiro e depois tome banho normal. rs
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  7. Bem legal, muitas dicas ótimas, algumas eu já sabia, outras não, adorei o post ♥

    Beijoss ♥
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante das dicas :)
    Ah preciso parar de usar água quente, mais é tãooooo dificil :'( rsrsr'
    Beijos *---*
    http://garotasnaamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário ou sugestão!
Sigo todos de volta, é só avisar nos comentários e deixar o endereço do seu blog.
Beijos. ♥

Diário da Lady