Cabelos crespos hidratados e com vida

Oi gente!
Desde que eu fiz esse post aqui (Clique e confiram) sobre os tipos de cabelos cacheados, eu comecei a me preocupar em cuidar mais dos meus fios que sofrem muito por causa do seu tipo (3B com 3C). Resolvi compartilhar essa matéria bem interessante para cuidarmos mais ainda nossos fios e deixa-los lindos, saudáveis e radiantes.
Vamos conferir?

Rotina de cuidados: Formado pelo suor e pela oleosidade natural do couro cabeludo, o manto hidro lipídico escorre pelos fios, mantendo-os protegidos e hidratados. Porém, as curvas dos cabelos crespos dificultam esse processo natural e, exatamente por isso, esse tipo de cabelo precisa ser tratado com mais frequência. Os cachos também impedem o transporte dos nutrientes por todo o comprimento, prejudicando a hidratação. Para minimizar o aspecto ressecado, é fundamental cuidar dos cabelos diariamente.

  • Na lavagem, evite usar água muito quente e dê preferência aos indicados para cabelos crespos, mais nutritivos e hidratantes. Deixe os fios secarem naturalmente, porém se não for possível, use um protetor térmico nos fios e regule o secador na temperatura média. 
  • Utilize produtos de tratamento intensivo à base de queratina ou com óleos de argan, ojon e abacate em sua composição. 
  • Agentes impermeabilizantes, como silicones e seus derivados, também ajudam a manter os cabelos crespos saudáveis, já que criam uma película protetora em torno dos fios, impedindo a perda de água. 

O ideal é hidratá-los semanalmente com uma boa máscara, feita em casa ou no salão.

Tratamentos poderosos no salão
Anti Stress capilar: A técnica nutre e fecha as cutículas dos fios. Consiste na aplicação de um fluido rico em proteínas e vitaminas em todo o cabelo seco. Então, utiliza-se a prancha de ultrassom de cinco a seis vezes em cada mecha, para potencializar a penetração do produto. Em seguida, os cabelos são enxaguados. O tratamento deve ser repetido a cada 15 dias.

Hidratação de neon: Feito com produtos à base de óleo de jojoba e melaleuca, aplicados sobre o cabelo seco. Em seguida, os fios são banhados por uma luz verde, emitida por um aparelho conhecido como Airflex Led. O procedimento proporciona brilho e hidratação e ajuda na regeneração da fibra do cabelo, servindo também como bactericida. O procedimento é feito em quatro sessões, sempre com uma semana de intervalo.

Amino Apple: Ideal para selar e nutrir os fios, o tratamento à base de aminoácidos ajuda a controlar o frizz e a definir os cachos. Na técnica, os cabelos são higienizados e, em seguida, secos por completo. Na sequência, aplica-se uma máscara hidratante que age por 20 minutos. Depois, basta enxaguá-los. O resultado dura até dois meses.

Tratamento para fazer em casa
Recorrer aos tratamentos naturais é mais uma alternativa para dar vida aos cabelos crespos. Porém, é importante que os ingredientes utilizados sejam frescos e que a máscara seja aplicada logo após o preparo.

Ingredientes: meio abacate, uma clara de ovo e um copo (200 ml) de água
Como faz? Descarte a casca e a semente do abacate, corte a polpa da fruta em pedacinhos e separe em um recipiente. Acrescente a clara do ovo e a água. Bata tudo no liquidificador, até conseguir uma pasta homogênea. Aplique generosamente nos cabelos previamente umedecidos, a partir da raiz em direção às pontas. Deixe o produto agir por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, enxague abundantemente com água fria ou em temperatura ambiente. A fórmula pode ser utilizada uma vez por semana.

  • O óleo de abacate adere à haste e aumenta a absorção de água pelo fio, evitando o ressecamento. A clara do ovo, por sua vez, é rica em albumina, proteína que protege e ajuda a fixar o tratamento.

Fonte de informação: Mulher Uol.



Como vocês cuidam das madeixas? Deixe sua opinião!



Até a próxima!
Beijos. 

7 comentários:

  1. Tem que ter um cuidadão, né? Eu acho muito lindo cabelo cacheado... o meu não é cacheado, então eu tento só não usar muito calor e sempre usar protetor para não queimar os fios.

    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro

    ResponderExcluir
  2. Dicas incríveis para quem tem cabelos cacheados. Vou pegar algumas das suas dicas para usar no meus cachinhos. 😘😍

    Passe lá no blog, adoraria ter você por lá. 😚
    Pequenamineirinha.blogpost.com

    ResponderExcluir
  3. As dicas são muito boas mesmo, eu acho lindo esses cachos super definidos!

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  4. ooi!
    eee era pro meu cabelo está assim, todo encaracolado porém de tanto produto pra deixar o cabelo liso o meu perdeu a essência agora ta tipo um ondulado fajuto, porém não perco a fé não tentando ao máximo deixar ele com a aparência natural de antes, será que essas dicas vão me ajudar? adorei o post! bjs xxx
    http://lendocomela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Super legais as dicas, não tenho cabelo cacheado mas vou passar a dica pra minhas amigas
    Mil beijos, Layla da Fonseca
    layladafonseca.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário ou sugestão!
Sigo todos de volta, é só avisar nos comentários e deixar o endereço do seu blog.
Beijos. ♥

Diário da Lady