Como evitar e acabar com as pulgas e carrapatos dos pets?

Oi gente!
Hoje vou compartilhar uma coisa que está me incomodando demais... Essa epidemia de pulgas e carrapatos!
Meus cachorros ficam lotados com esses parasitas e não importa o que eu faço, se dou banho, passa o tempo e lá surge mais pulgas e mais carrapatos, se coloco coleira anti-pulga, parece que não resolve.
E o que mais me espanta é a época, já que estamos no inverno e essas pragas não cessam (especialistas falam que é mais epidêmico durante o verão). haha
Pensando nisso, trago algumas dicas para vocês também evitarem e eliminarem as pulgas e carrapatos dos seus bichinhos de estimação.
Vamos conferir?


Pulgas:
As pulgas gostam de ficar em locais abafados e quentes, como abaixo das orelhas, pescoço, barrigas e próximo a cauda dos pets. As picadas das pulgas podem causar reações alérgicas e lesões no corpo dos animais, além de infestar o ambiente. Ao picar a pele ou sugar o sangue, esses estimulam as células do organismo a liberar uma substância chamada histamina, que provoca coceira e, se atingir o sangue, espalha-se pelo corpo todo.

Para eliminá-las, use produtos específicos (recomendados pelo veterinário), com reforço a cada 30 dias.

  • Pipetas e spray anti-pulgas: Devem ser espalhados sobre a pele do animal e matam o parasita por contato ou picada. A maioria tem a duração de 30 dias.
  • Coleiras anti-pulgas: Algumas têm a presença de medicamentos, outras de inseticidas. Também mata por contato ou picada.
  • Comprimidos e tabletes via oral: Duram de quatro a 12 semanas, dependendo do produto. Matam exclusivamente pela picada e ingestão da medicação.
  • shampoo e sabonete anti-pulgas: Podem ser usados para efeito imediato e higiene, mas têm pouco ou nenhum efeito residual. Deve-se sempre usar algum produto complementar de maior tempo de duração.


Carrapatos:
Os carrapatos, principalmente o do tipo marrom, podem transmitir parasitoses no sangue dos cães, que podem levar a anemia profunda e até à morte dos animais. Eles gostam de se alojar no animal debaixo das orelhas, focinho, pescoço e entre os dedos nas patas. Para evitar e eliminar os carrapatos no pet, os produtos das pulgas, são praticamente os mesmos, porém com uma exceção: Alguns produtos são específicos para pulgas e não controlam infestações por carrapatos.

Há produtos que compra em pequenas pipetas e aplica na nuca do animal.

  • Advantage Max3 para cães: Contra pulgas e carrapatos, mosquitos e piolhos.
  • Advocate: Contra pulgas, piolhos, vermes intestinais e sarna de cães a partir de 7 semanas e gatos a partir de 9 semanas.
  • Revolution: Contra pulga, sarna de ouvido, sarna sarcóptica, piolhos e auxilia no controle de infestações por carrapatos.
  • Frontline Plus: Protege contra pulgas, carrapatos e piolhos em cães e gatos.
  • Nexgard: Produzido a base do princípio ativo afoxolaner, combate pulgas e carrapatos. É mastigável, e com alta palatabilidade para cães. 


Ambiente:
Você também deve cuidar do ambiente. São diversos produtos que você pode passar no chão e sofás, como talcos, spray, aerossol, inseticidas líquidos ou em pó e até dedetização. Leia atentamente a bula e observe se há necessidade de tirar os animais e crianças do local no qual irá aplicar o veneno.


Fonte de informações: Portal Animal, Estadão.




Como vocês cuidam dos seus pets? Deixe sua opinião!


Até a próxima!
Beijos. 


20 comentários:

  1. Eu sempre tomo mto cuidado com o meu cachorro aqui em casa, pulgas e carrapatos são um horror rss

    Bjss

    Linda Menina

    ResponderExcluir
  2. Tenho duas cachorras e tá dificil, viu! Uma traz pra outra, e o pior que elas não ficam quietas pra gente tirar huahua Nem os produtos tão resolvendo! :(

    Amei o blog <3

    camilaland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho animais, mas imagino como pulgas e carrapatos devem ser super chatos (pros bichinhos e pra gente)! Vou passar esse post pra minha amiga cat lady hehe

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não tenho pets, mas gostei das dicas.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tive gatos ou cachorros, mas já tive amigas que tinham e sofreram com isso de pulgas e carrapatos, é triste né? Porque é uma coisa que afeta tanto eles quanto quem é dono também. Gostei das informações do post, vou guardar nos favoritos pra quando eu finalmente conseguir ter um pet.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gatos para evitar de dar pulgas até que é mais fácil na minha opinião porque é só prender em casa e não deixar mais eles dar os rolê. Mas cachorro é complicado porque tem sempre que tá levando para passear, aí pega mesmo.
    Gostei das dicas e o que deve funcionar melhor é o comprimido, porém não é indicado dar sempre :x.
    Beijas,
    Mundo perdido da Carol
    Fan Page
    Instagram

    ResponderExcluir
  7. Muito bom este post! Meu cachorro teve carrapatos e eu comprei Nexgard pra ele. Foi excelente!
    Tenha uma ótima semana!
    Bjs,
    carolnagliati.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Tadinho dos bichinhos, essas pragas não dão uma trégua! Quando tinha gatinhos estava sempre comprando spray anti-pulgas, algumas vezes resolvia :/
    beeijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  9. boas dicas pra acabar com essas pragas que incomodam os bichinhos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofcolorido

    ResponderExcluir
  10. Aqui também acontecia isso, minha cadela lotava de carrapatos, parecia que vinha de fora pois dentro de casa sempre tivemos cuidado. Aí compramos um comprimido que tem duração de um ano de proteção a carrapatos, graças a Deus funcionou.
    Bjoo

    Jéssica

    www.minhasfeminices.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas, agora no apartamento não estou tendo esses problemas e olha que é um problemão :(
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Adorei as dicas! Super úteis para cuidarmos de nossos pets.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  13. Não tenho não animal de estimação, mas já fica a dica e passo para quem tem!!! ;)

    http://www.carolinapeclat.com

    Beijos Carol Peclat

    ResponderExcluir
  14. Guria, isso é muito chato mesmo... Por aqui graças a Deus essa epidemia não apareceu, pelo menos ainda... ótimas dicas! Tomara que isso vá embora logo, tadinho dos bichinhos, como eles sofrem com esses parasitas né?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oi Leidiana ,adorei as dicas ,eu tenho dois cães e sempre estão com pulgas mesmo no inverno ,parabéns pelo posts.bjs

    ResponderExcluir
  16. Desde que mudei de bairro acabei tendo que me preocupar muito com o meu cachorro, pois aqui— infelizmente — tem vários cachorros de rua e quando levo ele para passear acaba o contaminando, agora diminuiu com com os cuidados que eu tomei com ele, incluindo sabonetes anti-pulgas, comprimidos e sprays.
    São ótimas dicas!

    | ~Oxe, Nalanda!~|

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário ou sugestão!
Sigo todos de volta, é só avisar nos comentários e deixar o endereço do seu blog.
Beijos. ♥

Diário da Lady