Curiosidades sobre os perfumes

Oi gente!
Antes de voltar a estudar, resolvi publicar um artigo sobre algo que gosto muito... Perfumes!
Eu sou apaixonada, mas atualmente nem coleciono perfumes como antigamente porque eles acabavam vencendo e era um desperdício jogar fora né?
E para começar o domingo bem, trago um post sobre perfumes e suas fragrâncias.
Vamos conferir?


Parfum: É o produto mais nobre da linha e também o mais envolvente. Possui uma concentração de essência (óleos essenciais) em torno de 15% a 20% - álcool 96%.
Duração: 12 a 20 horas.

Eau de parfum: Permite um perfumar mais sutil e marcante ao mesmo tempo. A base perfumada é ligeiramente modificada e sua concentração se situa entre 10 e 15% de óleos essenciais.
Duração: 6 a 8 horas.

Eau de toilette: A base perfumada é modificada para ressaltar as notas frescas e sua concentração pode variar de 5 a 10%.
Duração: 4 a 6 horas.

Eau de cologne: A base perfumada é simplificada e as notas de cabeça são acentuadas, o que dá uma sensação de maior frescor. É ideal para usar após o banho. Neste caso, a concentração é de 3 a 5%.
Duração: Efêmero.

Splash: Refrescante, tem menos de 1% de essência em seu volume.
Duração: Menos de 2 horas.

As notas olfativas dos perfumes são classificadas de acordo com a ordem em que evaporam: as de saída, as de coração e as de fundo.

Notas de Saída (ou de cabeça):
Por serem as mais voláteis, são as primeiras sentidas, responsáveis pela impressão inicial do perfume. Leves e frescas, podem ser cítricas (ex: limão, mandarina e laranja) ou herbais (ex: alecrim, menta e erva doce). Duram poucos minutos na pele.

Notas de Coração (ou corpo):
Evaporam mais lentamente e dão personalidade ao perfume, sendo o corpo da fragrância. São exaladas quando o perfume começa a ser absorvido pela pele. Geralmente, fazem parte desse grupo flores (ex: rosa, jasmim, gerânio) e frutas não cítricas (ex: framboesa e pêssego).

Notas de Fundo (ou base):
Menos voláteis, fixam intensamente e são as últimas a sumirem. Dão peso e calor ao perfume. Em geral, vêm de madeiras (ex: cedro e pinho), espeçarias (ex: gengibre, noz moscada), resinas (ex: incenso), alimentos (ex: café, caramelo)  e animais (não mais – pois hoje em dia são reproduzidas sinteticamente – como âmbar e musk). Podem ou não ser adocicadas (ex: baunilha e canela).


Fragrâncias frescas:
Fragrâncias categorizadas como “frescas” muitas vezes incluem notas "verdes", como a grama recém-cortada, o cheiro da primavera no ar, citrinos luminosos e arejados. Podem apresentar notas marinhas. Se você tem uma personalidade ao ar livre, uma fragrância com notas frescas poderia ser melhor para você.

Cítrico:
Limão, mandarina, bergamota e outros cítricos fazem parte desse grupo, um dos mais populares da perfumaria. Com fragrâncias suaves e refrescantes, engloba tanto perfumes masculinos quanto femininos. Pela alta volatilidade de suas notas dominantes, são indicados para climas quentes e duram pouco na pele.

Floral:
Provavelmente a mais popular de todas as categorias de fragrâncias, aromas florais abrangem uma ampla gama de flores, de uma única pétala de rosa para um incrível buquê de flores. Aromas florais podem incluir notas de jasmim, cravo, gardênia, flor de laranjeira, rosa, lírio do vale e tuberosa. Aromas florais podem ser adocicadas dependendo de suas combinações. Se você apreciar o perfume de uma flor, talvez você deva tentar fragrâncias desse estilo.

Frutal:
Destaca-se o aroma de frutas adocicadas, como pêssego, maçã, lichia, cereja e frutas vermelhas em geral (morango, framboesa, amora e etc). Apesar do apelo feminino, também existem perfumes masculinos nessa categoria.

Oriental:
Notas mais aveludadas e quentes (frequentemente adocicadas) fazem parte dessa família, como âmbar e baunilha. Os perfumes orientais costumam ser fortes, sensuais e elegantes, mas também pesados. Como as notas de base são a chave da fragrância, têm ótima duração. Notas como âmbar e baunilha estão muitas vezes presentes no grupo oriental. Fragrância oriental inclina-se para o lado "mais pesado" e são fragrâncias mais sensuais, ideal para usar a noite ou ocasiões românticas.

Amadeirado:
Este grupo de fragrância é composto de sua madeira aromática e notas de musgo - sândalo, cedro, carvalho, patchouli (espécie de planta) às vezes está presente, como vetiver e pinho. Muitas fragrâncias masculinas se enquadram nesta categoria, dada à riqueza de aromas lenhosa.Os perfumes amadeirados costumam ter fragrâncias mais secas (como pinho e sândalo).


Especiados:
Alguns perfumes, geralmente do tipo amadeirado ou oriental, possuem especiarias (temperos) em sua composição, como canela, cravo, noz moscada e pimenta.

Gourmand:
Ainda dentro do grupo dos orientais, algumas fragrâncias utilizam elementos tão docinhos e apetitosos que remetem a uma verdadeira sobremesa (como marshmallow, praliné, chocolate, mel, amêndoas, caramelo, açúcar, café, crème brûlée). Gourmand é aquele tipo de perfume que dá vontade de comer!

Couro:
Algumas fragrâncias tentam reproduzir o cheiro do couro (fumaça, madeira queimada) por meio de notas amadeiradas hipersecas, utilizando matérias como cedro e tabaco.

Aquático:
Eles representam a sensação que sentimos com a presença da água, seja na proximidade de fontes e cachoeiras, orvalho ou na brisa do mar (no caso, notas marinhas, com algas na composição).

Ozônico:
As fragrâncias ozônicas são geladinhas, metálicas, incisivas e representam a limpidez cristalina no ar após uma trovoada, segundos antes da tempestade.

Aromático (Fougère):
Família específica para a mistura de aromas cítricos com lavanda e especiarias (amadeiradas), em perfumes masculinos.

Chipre:
Os chipres conseguem reunir o frescor dos cítricos ao fundo quente do musgo e carvalho (amadeirado). São femininos e sofisticados.


Personalidade:
Depende de cada ocasião também... Se você for passar um dia ao ar livre, você pode preferir um tipo: fresco, fragrância cítrica. Fragrâncias cítricas são revigorantes, ao contrário das orientais que tendem a marcar presença.

Em ocasiões especiais, opte por fragrâncias orientais tendem ser a melhor opção para você. Por serem ricas e opulentas, essas fragrâncias se destacam e permanecem por horas. Você pode querer um oriental como: (flor de laranja, baunilha) floral ou um amadeirado oriental (sândalo, patchouli e especiarias).


Fonte de informações: Perfumes Blog e Gostei e Agora?



Vocês também gostam de perfumes? Deixe sua opinião! 


Até a próxima!
Beijos. 

36 comentários:

  1. Como você disse, vai depender de cada ocasião pra escolher o perfume ideal. Então por isso é até difícil escolher a fragrancia preferida. Eu sou louca por perfumes, tenho vários e sempre vou enjoando. Quando isso acontece já estou loucamente a procura de um novo. Adoro os Amadeirados, mas só dá pra abusar mais a noite!

    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  2. Para que as lembraçna de uma pessoa seja pra sempre
    É muito simples...
    * Tal como o perfume, precisa ser sentido
    * Tal como o néctar, precisa ser provado
    * Tal como a melodia, precisa ser cantado
    * Tal como o poema, precisa ser declamado, de forma melodiosa ao sentir o cheiro de quem a amamos.
    As recordações é o perfume das realizações,é a parte mais delicada e mais suave do coração, que se desprende para abraçar outro coração e segui-lo por toda a parte.Assim como a exencia de um bom perfume.

    Lindo poster princesa....bj em seu coração.

    ResponderExcluir
  3. Adorei essas curiosidades. Pena que adquiri alergia #todoschora
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oii, adorei o post!
    Amo perfumes e gostei de saber mais sobre eles <3

    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Também gosto imenso de perfumes :)

    http://trapeziovermelho.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Como eu amo perfumes e que guia maravilhoso você trouxe! Muita gente não entende essas coisas das notas ou não consegue identificar os cheiros, mas eu sou tão viciada em perfumes que acabei aprendendo tudo isso :)
    Amei o post!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage


    ResponderExcluir
  7. Amei o post, eu ando numa vibe de perfumes também rs...
    Eu sempre prefiro o Parfum!

    Beijão querida!

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu amo perfume doce, agora tô viciada no Egeo Dolce do Boticário! *-*

    Cá entre nós, miga!

    ResponderExcluir
  9. Eita Lady, que post mais elaborado hein ?! Adorei, vou lembrar disso na hora de comprar perfume. Agora dá pra entender o que é cada coisa. Beijo L.

    www.deixeiflorir.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Lady,
    Eu estou usando 2 no momento o Egeo e o da Isabella Fiorentino da Jequiti, um uso para ocasiões mais especificas e o outro no dia a dia, mas ambos são mais docinhos sabe? os meus favoritos hehe
    Super beijo, Pati.
    www.patriciacousseau.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho um eau de parfum e dois de parfum, ambos são muito bons e fixam na pele de uma forma muito louca que até tomando banho não sai o cheiro totalmente. Eu tenho 4 splash, dois deles fixa que é uma beleza e deixa o cheiro ali por horas ou até mesmo dias, um deles tem o aroma de baunilha e acho que é por isso que fica. Adorei saber um pouco mais sobre os perfumes! Porque quando eu fui comprar um da Britney da última vez, fiquei em dúvida porque ela tem várias versões né? Mas peguei um cítrico, agradável.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adoro perfume Lady, não saio de casa sem eles.
    Não tinha noção sobre essas curiosidades.
    big beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  13. Ai, Lady! É legal mesmo! Me surpreendi com aquele antitranspirante! Ele é muito bom.

    Também sou apaixonada por perfumes! Mas não sabia certinho as denominações! Quanto aos tipos, eu sou mais chegada nos florais.

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  14. Uaaau, eu não tinha noção de nada disso, achei incrível esse post.
    Parabéns!
    Beijinhos ❤
    http://www.alecanofre.com/
    https://www.youtube.com/alecanofremakeup/

    ResponderExcluir
  15. Nossa é tanta coisa num vidrinho kkkkkkkkk amei o post Leidi, arrasou mais uma vez!!!

    Beijos,
    www.bloghelenacampos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Gentee, amei esse post, eu sou apaixonada por perfumes <3 não vivo sem! Beeijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito dos florais e amadeirados <3
    Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
  18. OIIII LADY *-* eu uso floral acho q combina mais comigo. BEIJOOOS ótimo post ameeeei.

    http://blogcoisasdamaandy.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  19. nossa que post mais completo, cheio de informações que eu ainda nao sabia sobre perfumes, adorei!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde linda!
    Adoro perfumes Parfum, por causa da durabilidade, são caros, porém fixam facilmente, duram, e vale o custo benefício, porque não precisa espirrar várias vezes.
    Gosto de cheiros florais e adocicados;
    Beijos

    www.dicasdamandy.com.br

    ResponderExcluir
  21. Amo perfumes, muito bom saber mais deles. Adorei o post, beijos
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Perfume é maravilhoso amei as dicas, tenha uma semana abençoada.
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  23. Adorei o post sobre os perfumes, mto bom!!

    Bjss

    Linda Menina

    ResponderExcluir
  24. Algumas das informações eu já sabia.
    É tão mais fácil quando a gente entende né? haha
    Adorei amiga.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  25. Confesso que eu não sabia a diferente de alguns perfumes. Amo demais <3
    Boa semana!

    Beijos,
    Pri
    vintage.blogspot.com


    ResponderExcluir
  26. Lady, não fazia ideia... menina, sou alérgica a perfume/cheiro, não posso usar, quase morro :( Ganhei um Pacco Rabanne lindo de natal, e tá ali... Sou louco por frascos, mas não consigo lidar com o cheiro :( Mesmo assim, amei conhecer mais sobre perfumes!

    Um beijão, semana linda pra vc

    ResponderExcluir
  27. Olá...
    Amei saber essa curiosidades, sobre os perfumes...
    Até, mais...
    http://jaquevirtual.blogspot.com.br/

    Convido você a participar dos links, abaixo:
    *Nova Série:Tema >> Dia Dos Namorados|2016.

    Partice Do especial do meu blog, acesse o link abaixo, e saiba mais:
    *Mande Perguntas Para JaqueVirtual

    Te espero nos links acima e em meu blog...

    ResponderExcluir
  28. nossa eu adorei esse post, tá bem completo e super explicadinho, passei a entender um pouquinho mais sobre perfumes agora! haha

    Blog Amora Rosa

    ResponderExcluir
  29. Gente, quantas informações,não sabia nem da metade deles hahah
    Beijos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  30. Princesa! Nesta manhã quando acordei fiz do meu coração um jardim, com muitas flores de todas as cores, para sentir e entender o valor de cada pétala que possa compor a beleza infindável que possa existir em uma mulher com seus detalhes peculiar, seguido de sua cheirosa fragrância. Aliás, qual seria a essência do seu perfume? Bj demorado de carinho nas linhas do seu puro e lindo coração.

    ResponderExcluir
  31. Caramba, adorei as dicas. =O Nunca sequer pensei nisso. kkkk
    E quantos perfumes lindos, né? *_*

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  32. Ta ai algo raro de eu usar... perfume... tenho fortes dores de cabeça com perfume

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Sempre aprendo muito no teu blog <333333333
    várias informações, eu não sabia <33333
    http://www.blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
  34. Vou postar muitas receitas saudaveis no meu blog :)
    Gosto imenso do perfume da Taylor!!
    Beijinhos, NANA blog

    ResponderExcluir
  35. Ótimo post, amiga. Tenho um pouquinho de dificuldade de escolher perfume porque tenho muita sensibilidade a cheiros, mas sempre bom saber mais pra poder ter mais chances de acertar, né? Adoro cheiros florais, cítricos e amadeirados <3

    Um beijo!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário ou sugestão!
Sigo todos de volta, é só avisar nos comentários e deixar o endereço do seu blog.
Beijos. ♥

Diário da Lady