Proteja os pets no inverno

Oi gente!
Eu sou apaixonada por animais, e aqui em casa nesse inverno, tomamos todos os cuidados com os nossos pets, até porque eles sentem frio sim gente. E nessa época, a atenção deve ser redobrada para nossos companheiros de 4 patas não sofra nenhum dano com o tempo seco e frio. Por isso trago algumas dicas essenciais.
Vamos conferir?


Muitas pessoas acham que, por terem pelos, cães e gatos não passam frio no inverno. No entanto, todos os animais de estimação, incluindo peixes, aves e outros, precisam receber cuidados especiais nesta época do ano para que não sofram e nem fiquem doentes.

Os animais, assim como nós, eles podem ficar gripados e contrair doenças respiratórias. A doença pode ser causada por vírus, bactérias e até fungos, que levam a crises de tosse semelhante a engasgos. Outros sintomas comuns são espirros, secreção nasal ou ocular, febre, apatia e falta de apetite.


Como proteger os animais do frio?

Roupinhas: É recomendado colocar roupinha no cachorro ou gato para mantê-lo aquecido, principalmente nos filhotes e animais mais velhos, que sentem mais frio. Escolha as roupas de tecidos naturais e confortáveis para os pets.

Lugar: Mantenha os pets em local protegido do frio e em área coberta.

Casinha: Coloque uma casinha com cobertor ou manta no local escolhido e vista os animais com as roupinhas. O papelão, quando posto embaixo da casinha do animal, serve de isolante térmico.

Banho: Nesse tempo frio, dê banho no seu gato ou cachorro no horário mais quente do dia, com água morna e seque o animal logo na sequência. Proteja bem os ouvidos da água para evitar otite (colocando algodão no ouvido durante o banho).

Comida: Nesse inverno, é recomendado aumentar um pouco a quantidade de comida, já que o gasto calórico dos bichinhos aumenta em quase 30%. Por isso é fundamental dar mais ração para que eles não fiquem desnutridos e fracos.

Tempo seco: Muitos animais chegam a necessitar de inalação para amenizar os efeitos do ar seco. Para evitar, deixe sempre disponível um pote com água potável fresca para amenizar o tempo seco e, em casos extremos, coloque panos molhados ou umidificador de ar no ambiente em que seu bichinho fica. Nos dias de ar muito seco, é melhor evitar passeios em excesso.


Aves:
As aves são bem sensíveis ao frio. Certifique-se de que a gaiola não esteja em uma corrente de ar e lembre-se de cobri-la à noite, quando a temperatura cai.

Peixes:
O mesmo ocorre com peixes que ficam em água fria demais. É importante acoplar um termostato ao aquário, para controlar a temperatura da água.



Mais informações:

  • O frio diminui a imunidade dos animais e a exposição a baixas temperaturas pode provocar complicações na saúde.
  • Animais com problemas nos ossos e nas articulações tendem a sentir mais dor com o frio.
  • Os animais que têm pelo curto acabam sofrendo mais. Quanto mais comprida a pelagem do animal, mais protegido ele estará. 
  • Os cães de idade avançada tendem a sofrer mais nos dias frios.
  • Se o seu animalzinho não estiver muito sujo, optar pelo banho a seco (com produtos específicos para isso ou lenço umedecido).
  •  Se o seu pet estiver com problema de sobrepeso, converse com o veterinário sobre a adoção de uma ração menos calórica. 




Quais cuidados que vocês tem com os pets? Comente! 


Até a próxima!
Beijos. 


11 comentários:

  1. Amei o seu post *----* Eu tenho um hamster anão-russo a pouco tempo e no inverno ele fica branquinho por causa do frio, eu encho a casinha dele de serragem rsrs para ele ficar bem quentinho. Temos muitas calopsitas em casa e tomamos cuidado redobrado quando está muito frio. <3
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito interessante! Amei as dicas!
    Vou tentar arrumar uma roupinha pro Tom, meu gatinho de 3 meses, mas tá sendo difícil porque como ele é muito pequeno, nada cabe direito rs...

    Beijinhos,

    https://poetizou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi minha lindaaaa! Tudo bem? =)
    Adorei o post de hoje, super bacana, com muitas dicas legais! =)
    Eu tenho vários pets e é sempre bom saber como cuidar melhor deles no inverno né!
    Todos os meus bichinhos são bem peludinhos, mas mesmo assim sempre deixo cobertas para eles e os deixo em lugares cobertos, para evitar o vento frio!
    Ainda quero comprar uma roupinha para eles hehe =D

    Amore, tem post novo lá no blog, te convido a vir conferir! =)

    Beijos
    Amanda Z.
    www.diariodelooks.com

    ResponderExcluir
  4. Que lindo! Amei o post demais, isso é muito importante mesmo esses cuidados básicos com os animais. Eu nem tosei minha filha, deixei ela bem peluda por causa do frio, mas ela gosta de roupinha toma conta de cada peça kk
    Amei de verdade.
    to seguindo teu blog <3

    Um beijo <3
    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Leidiana,ue animais mais fofos ,eu tenho uma cachorrinha pinscher eu sempre coloco roupas nela neste frio .bjs

    ResponderExcluir
  6. No frio eu costumava a cobrir meu gato na hora de dormir comigo, já que gatos são mais ariscos e é raro deixar a gente colocar roupinha. Agora que estou morando em Belém e só faz calor, gosto de deixar sempre um pano na caixinha das minhas gatas para que elas durmam quentinhas <3
    Beijas,
    Mundo perdido da Carol
    Fan Page
    Instagram

    ResponderExcluir
  7. Eu acho engraçados os pets de meia eles ficam sem equilibrio ,as pessoas esquecem que eles tbm tem sentimentos e tem sensações frios, calor ...

    http://chovendo-risos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Que gracinha!
    Post ótimo

    bjus, Debi
    http://www.deborabrazil.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário ou sugestão!
Sigo todos de volta, é só avisar nos comentários e deixar o endereço do seu blog.
Beijos. ♥

Diário da Lady