A Origem do Batom

Oi gente!
Um dos meus itens favoritos da maquiagem, além do rímel, é com certeza o batom. Além de dar uma corzinha nos lábios, ele ajuda a hidratar e deixar nossa aparência muito mais bonita.
E como sou bastante curiosa eu me pergunto; De onde surgiu o batom? E dei uma boa pesquisada no Google e compartilho o que eu descobri com vocês.
Vamos conferir?


O batom surgiu no Egito em 5000 a.C. quando as mulheres tinham o costume de usarem pedras semipreciosas em torno dos olhos e nos lábios, além de usarem nos lábios um corante para dar cor a eles. A rainha egípcia Nefertiti, exposta no Museu de Berlim, prova que lábios femininos eram pintados pelas mulheres dos faraós na época.

Naquela época, eram utilizados produtos naturais para pintar os lábios. As mulheres gregas usavam uma raiz vermelha chamada “polderos” misturada com cera de mel para dar um aspecto mais saudável e húmido aos lábios. As mulheres das altas classes do Egito usavam “púrpura de Tyr”, uma tinta bastante rara, produzida na cidade fenícia de Tiro.

Na Grécia, durante o século II, foi criada uma lei que proibia as mulheres de utilizar pigmentações na boca antes do casamento. Muito tempo depois, em 1770, a Inglaterra acabou proibindo de vez tal prática. Nessa época, somente prostitutas e algumas atrizes extravagantes faziam uso dos pigmentos na cor vermelha para simbolizar a sensualidade e más intenções.

O batom começou a ganhar mais popularidade na Inglaterra através do século XVI, durante o reinado da rainha Elisabeth I. O batom era confeccionado a partir de cera de abelha e tintas vegetais.
Porém, foi no começo do século XX que o batom conquistou seu lugar de vez, época em que o mesmo começou a ser vendido embalado num tubo e vendido em cartucho na cidade de Paris. O batom é, até hoje, uma dispersão de cores em uma base gordurosa, permitindo assim a fácil aplicação de uma camada uniforme.

O nome batom deriva do francês e significa bastão. O primeiro batom criado foi feito pelo perfumista Rhocopis, que desenvolveu uma massa composta por talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão, na cor vermelha.

Hoje, o batom é um cosmético usado para dar cor aos lábios. Com ou sem brilho, realça a boca e é disponível em várias cores e modelos, adequando-se a diversos gostos. Desde sempre o batom é considerado como um instrumento de poder, sedução e manipulação.


Dicas valiosas:

  • Não retoque o batom em público. Faça-o sempre no banheiro. 
  • Ao limpar os lábios em guardanapos, pressione-os sobre o tecido ou papel de maneira suave, para não deixar marcas. 
  • Prefira batons de longa duração, que não precisem ser retocados o tempo todo. 
  • Batom no dente não é gafe, mas retire-o assim que for avisada disso. 


Fonte de informações: Origem das Coisas, História de tudo e Batom na pauta




Vocês conheciam a história e origem do batom? Comente!


Até a próxima!
Beijos. 

16 comentários:

  1. Que post incrível! Adorei conhecer a história.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leidy, minha querida!

    E já somos duas, mas olha k dou mais importância ao batom do k ao rímel. Eu necessito, impreterivelmente, e parra além de respirar, de batom e de argolas nas orelhas.
    Hoje, usei um lip gloss, exatamente, da cor dessa imagem maior. Está calor, a roupa era de cor preta, legging e túnica rosa choque, então, batom a condizer, ah, e sandália e saco a condizer (nossa, parecia uma roseira andante-risos).

    As tuas dicas são sempre excelentes e mto úteis. Sabia um pouco da história do batom, até pke uma das minhas formações académicas é em História e estudei, especialmente, as civilizações Egípcia e Grega. essa da proibição está o máximo! Então, só prostitutas é k usavam batom? Ah, mentes pré-históricas e desconchavadas!

    Adoro batom vermelho ou branco brilhante. Para tudo é preciso charme, maneiras e usar batom não foge à regra.

    Agradeço seus elogios, seus miminhos, mas pra te falar com sinceridade, eu não me acho nada cheia, Tu tens uns olhos lindos, tal co mo teu pai, k parecem safiras.

    Eu achei as paisagens lindas daquela zona de Marrocos e por isso, os amigos as fotografaram (sim, pke eu não sei sequer pegar uma máquina fotográfica), mas compreendo k haja mta gente k prefira praia, calçadão e mar. Eu gosto de interioridades, em mtos aspetos.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Duas coisinhas, k esqueci: penso postar no princípio de setembro, pke em Portugal e em Espanha mta gente está de férias, ainda, portanto, há k dar tempo. Minhas postasgens, meus poemas me dão tanto trabalho a fazer, k não posso estar fazendo coisa à toa, só pra postar. A outra coisinha é k, um dia desses, dou uma dentada, uma trinca nessa melancia - risos.

    Beijinhos, querida!

    ResponderExcluir
  4. Amei Lady..♥
    Quem vive sem batom? NINGUÉM rs bjs!
    blogcoisasdamaandy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca soube a historia do batom! Adorei conhecer <3

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  6. O batom é preferência entre a maioria das mulheres e eu sou uma delas!
    ;)
    Amei as dicas de uso e o post ficou bem completo.
    Parabéns!

    bjO e tenha uma ótima semana!

    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
  7. O batom é tudo de bom goste de saber a origem do batom,
    obrigada pela visita, tenha uma semana abençoada.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a história do batom e eu acho tão fundamental usá-lo seja em casa ou na rua.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com/

    ResponderExcluir
  9. Achei a matéria simplesmente fantástica, dando-nos uma lição em aprendizagem...
    Gosto de matérias assim intuitivas a qual faz-nos raciocinar de forma lógica a respeito da origem de certos produtos que adorna a beleza de uma mulher... bj princesa!

    ResponderExcluir
  10. Que interessante, um produtinho que eu tanto amo e nunca parei para pensar quando ele havia surgido, amei demais seu post, super informativo e completo. Adorei as diquinhas <3
    Muito sucesso para você!

    Beijos da Josi ❤ | Para Sempre Julieta

    ResponderExcluir
  11. Adorei saber um pouquinho da história do batom, não sabia ainda e adorei as dicas haha


    Beijokas
    @dayaneassiis | www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa, muito legal saber a origem do batom. Tinham muitas informações que eu não conhecia :O

    Beijos
    barbfurtado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Que legal, não conhecia a história
    Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
  14. As egípcias causavam mesmo! Foi o batom e o esmalte que teve o surgimento no Egito e eu acho incrível. Engraçado é que ao mesmo tempo que o batom é antigo, ele é recente. Existe faz mais de 5000 a.C, mas só foi ganhar popularidade no século XX. Agora entendi porque muitas mulheres na época das minhas bisavós eram consideradas putas se usassem batom vermelho ;-;.
    Beijas,
    Mundo perdido da Carol
    Fan Page
    Instagram

    ResponderExcluir
  15. Adoro batom e não saiu de casa sem ele ,e amei saber a historia do batom ,os meus preferido é a cor rosa e vermelho amo .bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário ou sugestão!
Sigo todos de volta, é só avisar nos comentários e deixar o endereço do seu blog.
Beijos. ♥

Diário da Lady