A origem do perfume

Oi gente!
Começando mais uma semana de postagens para o blog e dessa vez trago um post de curiosidades. Escolhi falar de um dos itens perfumados de beleza que mais amo... Estou falando do perfume, cuja função é deixar as mulheres cada vez mais cheirosas e radiantes. Mas, você sabe de onde surgiram os perfumes? Fiz esse post com todo o carinho para mostrar para vocês a origem dessa belezura.
Vamos conferir?


O perfume surgiu da necessidade de aromatizar o corpo humano e objetos por maior tempo. Deu origem no Egito e era usado em deuses, defuntos e, só se incorporaram aos costumes de faraós e alguns membros da corte (privilegiados) após um longo tempo. Através dos odores agradáveis que exalavam da queima de madeiras, nossos antepassados primitivos tiveram o primeiro contato com o que se pode considerar o ancestral do perfume. Árvores como cedro e pinheiro eram queimadas com a finalidade de seu odor agradar aos deuses. Sândalo, canela, mirra, raízes e cascas de outras ervas eram utilizados em rituais sagrados. Ainda nesse período, o perfume começa a se ligar a questões que não eram apenas da ordem religiosa, mas também terapêuticas e de higiene.

A palavra perfume deriva do latim “per fumum”, que significa "através do fumo". Além do Egito, a arte da perfumaria também existiu na Grécia e na Índia, onde foi utilizada e aperfeiçoada pelos persas e romanos. O perfume é uma mistura de óleos essenciais e aromáticos, incorporados ao álcool e a água. Vários processos foram utilizados no preparo e diversificação de aromas. Quanto mais se espalhava o costume de usar perfume, mais fragrâncias e técnicas de produção eram criadas.

No ano de 1370, o perfume ficou mais evidente quando a Rainha da Hungria encomendou o primeiro perfume feito com solução alcoólica. O primeiro perfume moderno foi intitulado de l’eau de la reine de Hongrie. Durante o reinado de Luis XV é criado o conceito de “corte perfumada”. A arte da perfumaria estava em alta e as cortes eram reconhecidas por seus aromas. Cada nobre, em média, usava um perfume diferente a cada dia da semana. Rosa, violeta e néroli eram os aromas mais apreciados. No século 18, cria-se a ideia de que o perfume está ligado a sedução e sensualidade, surgem novas fragrâncias e fracos diversificados.

A primeira fragrância sintética surge no século 19, sendo marco da indústria da perfumaria. A França, reconhecida pelas essências e matérias-primas produzidas em Grasse, transforma-se na capital mundial do perfume. No século 20 o perfume ganha sua conotação conceitual: inovador, luxuoso, robusto, chique, sensual, sofisticado, elegante e encantador. Ele também se entrelaça a moda e a beleza. Atualmente, o perfume não é apenas um privilégio de ricos (como era antigamente). Com os avanços da indústria da perfumaria, perfumes tornaram-se mais acessíveis.

Para se escolher um perfume, é necessário sempre saber quais são os tipos de fragrâncias que encaixam com a personalidade da pessoa. Os aromas podem ser divididos em: cítricos florais, florais aldeídos, fougère, chipre, florais, orientais florais, couros secos, aldeídos florais e aromáticos secos e frutados. Além disso, o aroma forte do perfume depende da concentração das matérias-primas utilizadas na preparação. E, sua fixação depende das notas de base que se utiliza. Tais notas de base são classificadas em: Notas de saída, (limão), notas de coração (flores) e notas de fundo (madeiras).

Hoje em dia, a perfumaria é considerada uma das indústrias que mais cresce no mundo, atualmente. Além de ser apreciada por milhares de pessoas de diferentes estilos e gostos olfativos.


Fonte de informações: Blog Estética Fácil e Perfumes.



Gostaram da postagem? Comente!



Até a próxima!
Beijos. 

14 comentários:

  1. adorei saber mais sobre a origem do perfume, tai uma coisa que é super antigo e até hj a gente nao vive sem

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Uma das melhores invenções de todos os tempos rsrs, não imagino um mundo sem perfume, amo demais, Beijos s2

    ResponderExcluir
  3. Oii Lady tudo bem???
    É bom conhecer as histórias né?
    Eu já sabia do perfume porque como trabalho com isso tinha que saber de a a z kkkk muito bom...

    Beijinhosss ♥
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  4. Adorei a história sobre a origem do perfume e justamente esse tema está no blog hoje.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky | You Tube

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonada por perfume
    http://meuestiloe.blogspot.com.br/
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante!!!
    E quanto tempo que temos a sintética, hein? chocada!

    xx,

    Mani Piñeiro
    Instagram

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, como vai?
    já sabia de alguns boatos, mas nao realmente com esses detalhes. que por sinal amei saber.
    beijos
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nãao tinha nem ideia de que a origem foi no Egito. Ainda bem que inventaram essa obra de arte em haha sou apaixonada por perfumes, e tenho uma coleção <3

    http://www.teoremademahlli.com.br

    ResponderExcluir
  9. Booa noiteee,
    que leeegal, ja imaginava q era no Egito, eeeeee povo feeera!!!

    http://phalto.blogspot.com.br

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Tinha que ter vindo dos Egípcios mesmo, haha, os caras inventaram vários dos primórdios do que hoje nós usamos como cosméticos e maquiagem.
    Eu não sei qual o tipo de aroma que eu mais gosto, hahaha, mas de forma geral meu perfume favorito é o Jean Paul Classic, tipo assim, a fragrância dele parece que é a perfeita pra mim <3
    Eu não sabia qual é o significado da palavra, gostei de saber mais sobre o perfume.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br ~Neste mês tem post todo dia no Blog~
    Participe do Concurso e Concorra a um Mídia Kit

    ResponderExcluir
  11. Amei o post <3 Adoro esse universo dos perfumes e aprendi um pouco sobre em um curso que fiz no SENAC da minha cidade. Amei seu post, super informativo <3
    Um beijo!

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Uau amei saber mais sobre este perfume ,eu adoro andar toda perfumada ,rsrs pois quem não gosta né ,e saber um pouco mais sobre as flagrância é muito bom ,parabéns pelo post .bjs

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião somente se leu a postagem acima... não aceito mais qualquer tipo de comentário.
Beijos. ♥

Diário da Lady