Como conseguir parcerias para o seu blog?

Oi gente!
Um dia desses recebi uma mensagem nos comentários do blog (mas não publiquei) me perguntando como eu conseguia fechar parcerias no blog. E refletindo sobre essa pergunta, resolvi elaborar essa postagem contando tudo sobre o tema para vocês, além de compartilhar algumas dicas.
Vamos conferir?


Confesso para vocês que só depois de 3 anos de blog, foi que comecei a fechar parcerias. Como na época eu não tinha tantos acessos e seguidores como tenho hoje, as primeiras parcerias era afiliação. Só depois de evoluir um pouquinho foi que comecei a receber “mimos” na minha casa para poder testar e divulgar. Se você é blogueira iniciante, não espere receber presskit logo de cara. Eu, por exemplo, demorei 3 anos para começar a receber. Kkk

Algumas empresas entravam em contato comigo se interessando em parcerias; mas a maior parte dos parceiros que tenho hoje, eu tive que correr atrás para conseguir. Eu enviava Email para a empresa ou respondia questionários tirando minhas dúvidas e quando uma delas mostrava interesse, eu mostrava minha proposta, minhas redes sociais, número de seguidores e principalmente o acesso diário e mensal que meu blog alcançava. A empresa analisava se valeria a pena à parceria e caso fosse positivo, fechava acordo com o blog. Já tive empresas que já me deram o cano por não me enviar produtos prometidos; já fui rejeitada por várias empresas, já lidei com empresas ignorantes e pessoas mal educadas... Isso que eu me lembro.

Hoje em dia, parei de enviar propostas de parceria para as empresas, afinal, elas têm que vir por livre e espontânea vontade no meu blog pleiteando parceria. E com essa época de crise muitas empresas deixaram de fechar parceiras como era feito antigamente.


Mídia kit: É o “currículo” do blog. Nele deve conter todas as informações do seu blog: Número de seguidores e acessos diários, seu público alvo, temática do seu blog, conteúdo das postagens, pesquisa de público (se seus leitores que já compraram produtos resenhados, se seu público é mais feminino do que masculino, faixa etária de idade, etc.), redes sociais suas e as do blog, e vários outros requisitos. Essa é a forma mais séria e ideal para entrar em contato com as empresas; eles irão ver seu mídia kit e se a parceria for viável, acaba fechando parceria.
Eu, por exemplo, ainda não mandei fazer um mídia kit para o blog, todas as vezes que eu entrava em contato com uma empresa, usava as estatísticas do meu blog e a boa escrita.

Como entrar em contato com a empresa? 
Se você se interessou por alguma empresa e que tentar parceria, é só ir à categoria Fale conosco ou contato esse tiver um questionário, responda-o de uma forma sincera e verdadeira as informações do seu blog e sua proposta de parceria em forma de um pequeno texto. Por exemplo:
“Bom dia, tudo bom? Meu nome é Leidiana Pereira, sou blogueira e/ou youtuber, me interessei em fechar uma possível parceria com a empresa, que na minha modéstia opinião, seria benéfica para ambos os lados. Sou dona do blog Diário da Lady, que aborda temas variados como moda, beleza, comportamento, dentre outros, destinados ao público X. O número de acessos diários é de aproximadamente X e redes sociais com número acima de Y cada uma. Também tenho um canal no Youtube com X inscritos e Y visualizações mensais, aproximadamente. Em anexo, está o mídia kit/a estatística do blog, o link do mesmo e as redes sociais. Caso tenha interesse em firmar parceria, entre contato comigo. Obrigada”.

  • NUNCA seja informal, não use gírias e nem erre na escrita! 
  • Empresa não olha apenas aparência do blog, visualizam o conteúdo das postagens, acessos diários e analisam se valerá mesmo a pena ou não a parceria. 
  • Se você enviar a mensagem de proposta e não obtiver resultado, não seja insistente... O silêncio da empresa pode significar que ela ainda não visualizou sua mensagem ou ainda caracterizar um Não à sua proposta de parceria.


Qual empresa pedir parceria? 
É uma pergunta muito particular que não terá resposta concreta. Essa parte fica livre para você escolher. Mas só uma dica; JAMAIS feche parceria com algo que você não curte (por exemplo; seu blog é destinado apenas a resenhas de cosméticos e você tenta fechar parceria com uma loja de roupas para elaborar look do dia. A chance de você mudar a temática do blog para essa finalidade será mínima). Tente entrar em contato com as empresas mais filiadas no mundo da blogosfera (aquelas que mesmo renomadas, dão oportunidade para blogs pequenos mostrarem seu conteúdo e divulgar a favor da empresa) e por aqui está cheio de empresas assim, é só procurar e ir à luta!



Gostaram das dicas? Como vocês fecham parceria com as empresas? Comente!


Até a próxima!
Beijos. 


27 comentários:

  1. Olá Lady, obrigada pelo poste me ajudou bastante,tinha dúvidas a respeito do mídia Kit, Beijos. http://morangodonorte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoreii as dicas Leidiiii...essenciais!
    Preciso do meu mídia kit kkkkkk

    Beijinhosss ❥
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  3. Por que vc não publicou o comentário com a pergunta sobre parceria? :( Era ofensivo?
    Tbm só consegui parcerias com meu blog depois de três anos, e sim, é triste ter que lidar com a falta de profissionalismo de algumas pessoas, tbm já fui rejeitada, não recebi produtos prometidos e tive que lidar com a falta de educação de pessoas do marketing de algumas empresas. Muitas blogueiras acham que é fácil, mas o buraco é mais embaixo, tudo envolve muito trabalho e tbm.... decepção de vez em quando.
    Gostei muito do post. Achei as dicas super válidas.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br ~Neste mês tem post todo dia no Blog~
    Participe do Concurso e Concorra a um Mídia Kit

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, não era ofensivo não. hehe
      Só não publiquei porque a moça que tinha perguntado pediu para eu não publicar o comentário. *--*
      Beijos. ♥

      Excluir
  4. Eu salvei seu post para aplicar as dicas futuramente, vou atualizar meu midia kit e volto a entrar em contato com empresas.

    Um beijo,
    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei. Concordo muito com as suas dicas. Só que comigo foi um pouco mais rápido, pq como sou do Rj e aqui tem muitos eventos para blogueiras, eu acabei conhecendo as empresas nos eventos e me apresentando e deixando meu cartão de visita. Nisso elas entravam em meu blog, viam que era sério e fechava parceria. Então a minha dica, além das que você deu, é frequentar o maior número de eventos possível e sempre entregar seu cartão de visita, rs. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  6. Dicas preciosíssimas! Antes eu tinha a ilusão de que seria fácil e tudo mais. Hoje sei que ter e manter um blog não é para qualquer um. Requer tempo e esforço. Por isso agora só uso realmente quando tenho vontade, quase como um diário. Nem espero mais crescer tanto quanto um dia sonhei lol
    Eu, Clarisse

    ResponderExcluir
  7. Boas demais as dicas! Com certeza, ajudarão muitos blogueiros. Amiga, tenha um fim de semana agradável, juntamente com os seus familiares. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Acabei de conhecer seu blog e já posso afirmar que achei maravilhoso. Com certeza esse post ajudou muita gente a esclarecer dúvidas sobre parcerias, mesmo porque, tem gente que pensa que é só criar um blog em um dia e no outro já vai receber centenas de propostas, mas vida de blogueira não é tão fácil quanto parece ser.
    Já estou seguindo o seu blog e desejo que venham muitas outras parcerias pra você.

    Espero por sua visita no meu cantinho. <3
    Beijinhos,
    www.isacarla.com.br

    ResponderExcluir
  9. A wonderful post and photo, dear! And the blog is very cool!
    I will be glad friendship blogs ♥
    Julia Shkvo

    ResponderExcluir
  10. É muito bom quando outros blogs dão dicas e ajudam os outros blogueiros iniciantes. O meu por ser um blog literário eu faço parceria com autores e editoras. Bom, ainda não consegui nenhuma parceria com editora, mas já consegui com autores, algumas eu entrei em contato, outros entraram em contato comigo e outros foi participando de uma seleção.
    Parabéns pela iniciativa de compartilhar com os outros essas dicas!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  11. Amei as dicas bem úteis, as vezes vejo muitas blogueiras tristes por não ter parceria, mas é isso aí, se a montanha não vem até nós , nós vamos até a montanha hahah também faço isso de falar com as empresas , tanto por email como pelo direct do instagram. ..


    www.nataliloure.com.br

    ResponderExcluir
  12. São ótimas dicas amiga.
    Quando me perguntam eu sempre falo do mídia kit também.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  13. Muito importante esse post! Bem útil! Porque eu tenho 6 anos de blog e até hoje ainda não fechei uma parceria oficial com o blog, sabe? Não vejo isso como algo ruim, até porque não criei meu blog com objetivo de parceria, criei apenas para compartilhar as coisas que eu gosto e tal, mas uma parceria ali e outra aqui é bom né? Hahaha!
    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  14. Sempre interessante ver dicas para blogueiros iniciantes.

    Abraço,
    Carissa
    www.carissavieira.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adorei!!!
    É sempre bom repassar essas informações para o pessoal que está chegando nessa nova profissão. Eu tenho o meu blog há 8 meses e já fechei algumas parcerias de fora, mas foi só.
    Sempre bom saber que temos pessoas que se interessam pelo nosso trabalham e queiram se destaca através disso de uma forma legal e honesta.

    Um beijo Lday, boa semana <3
    Blog Falando De Moda

    ResponderExcluir
  16. Uma pena mesmo! Mas vou procurar os produtos da Gota Dourada pra ver se tem algum item interessante pra cabelo oleoso!

    Nas minhas primeiras parcerias eu também entrava em contato. Hoje em dia as marcas me procuram! E é muito legal quando uma marca se interessa pelo nosso cantinho, né?!

    Ótima segunda!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  17. Aqui em Portugal as coisas são diferentes. É preciso ter uma blog de uma linhagem especifica para ter esse tipo de projecção.
    Mas foi bom ler este artigo para entender melhor algumas coisas :)

    ResponderExcluir
  18. Fechar parcerias realmente não é fácil... Gostei bastante do seu post!!
    Ótimas dicas :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Leidiana, ótimo post!
    Já tive muitas dúvidas sobre esse assunto e parceria é sempre bem vinda né?
    beijinho.
    Blog Entre Garotas

    ResponderExcluir
  20. Que dicas maravilhosas!!! Vou seguir todas e espero que as coisas comecem a dar certo para meu blog!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu também comecei a fechar parcerias com o blog depois de um tempo, mas acho que tudo chega na hora certa né? :) Ótimas dicas Lady!

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  22. Amei as dicas, o que eu ainda não faço vou por em prática. ótimo post <3
    Charme-se

    ResponderExcluir
  23. Adorei as dicas Leidiana ,lembrei de quando eu comecei com o meu blog ,que só fui fechar a minha primeira parceria só depois de 4 anos de blog rsrsr ,a empresa entrou em contato comigo por meu e-mail ,fiquei meio em duvida em fechar parceria achando que não daria em nada ,mais eu estava enganada ,a empresa realmente era muito boa e sincera ,me enviou os produtos para resenhar depois de 30 dias ...E também tive muitas empresas que me deram cano ,só que mesmo assim eu nunca difamei a empresa ,apenas quando me procuraram novamente para fechar parceria eu não aceitei rs .bjs linda e amei o post parabéns

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário ou sugestão!
Sigo todos de volta, é só avisar nos comentários e deixar o endereço do seu blog.
Beijos. ♥

Diário da Lady