Menstruação - Guia simples e completo

Oi gente!
Hoje de manhã acordei com umas cólicas leves e o "terror" de passar por mais um mês difícil por conta das cólicas fortes que tenho, ficar chata o dia inteiro, etc.; deixa qualquer uma desanimada... Mas para amenizar os sintomas da famosa TPM e ter um período menstrual menos doloroso, trago algumas dicas ótimas para vocês.
Vamos conferir?


CÓLICAS
Pode ser uma dor abdominal ou um desconforto que começa nas costas e invade todo o seu corpo. Mas o lado bom é que essa cólica pode ser controlada seja com analgésicos, anti-inflamatórios ou contraceptivos orais indicados pelo seu ginecologista, já que cada organismo reage diferente a cada medicação. O uso de anticoncepcional às vezes se torna uma solução para amenizar a dor abdominal e até diminuir o fluxo da menstruação. A alimentação saudável juntamente com atividades físicas influencia e melhora nas cólicas e TPM.

  • Evite café, chá preto e refrigerantes de cola porque a cafeína presente neles aumenta a liberação de prostaglandina, o hormônio responsável pela dor.
  • Alimentos ricos em cálcio como o leite, peixes, laticínios, banana, soja e vegetais escuros relaxam a musculatura e aliviam a dor, porém, é fundamental incluir esses alimentos no cardápio para sempre e não apenas no período menstrual. 
  • Atividades físicas aumentam a disposição e a oxigenação do sangue, diminuindo a produção do hormônio responsável pela dor. 
  • Bolsa de água quente (bolsa térmica) na região da barriga ajuda tanto a diminuir a dor quanto a fazer o fluxo menstrual sair mais rápido. 


TPM
Mau humor, crises de choro, raiva, bloqueio criativo e muita carência... sim, estes são sinais simples da Tensão Pré Menstrual (TPM). Para controlar o problema é mais simples do que imaginávamos!  Basta praticar atividades físicas como uma caminhada, andar de bicicleta, natação ou jogar algum esporte como vôlei, futebol, etc. Fazer exercícios é bom para o corpo e a mente porque libera a endorfina, hormônio que nos deixa felizes, dispostas e com um ótimo humor. Se ingerirmos alimentos como legumes, verduras, carnes magras e frutas ajuda a diminuir os sintomas da TPM, vale até mesmo degustar um pedacinho de chocolate, pois, estimula a produção de serotonina, substância cerebral que dá sensação de calma e felicidade.

  • Se mesmo com essas dicas a TPM insistir em dominá-la, consulte o seu médico. Tratamentos clínicos podem ajudar a amenizar os sintomas com remédios fitoterápicos (feitos com plantas medicinais), antidepressivos leves, além do anticoncepcional. 


ABSORVENTE IDEAL
O segredo para não ter problemas com o absorvente é encontrar um modelo ideal para você. Por isso, teste o máximo de marcas e modelos que puder até encontrar o que melhor se adapta ao seu corpo e fluxo menstrual. Absorventes externos com superfície suave do algodão são considerados os melhores porque não desencadeiam alergias e permitem a ventilação da vagina. Só um detalhe importante, independentemente do tipo, o absorvente deve ser trocado entre 3 a 6 horas. Absorventes internos não tiram a virgindade e podem ser usados durante o fluxo menstrual, pois, como o hímen é elástico e possui uma pequena abertura por onde passa o fluxo menstrual, o absorvente interno é introduzido naturalmente nesse espaço, sem perfuração alguma. Caso queira usá-lo, escolha os de tamanhos menores para evitar o incômodo.


SEM MENSTRUAÇÃO? 
Se mesmo com todas essas dicas dadas acima você está decidida em querer se livrar pelo menos por um período da temível TPM e menstruação, acredite, isso é possível e muito simples. Existem alguns tipos de anticoncepcionais que tem o poder de interrompê-la; injeções, implantes subcutâneos e o DIU (Dispositivo Intra Uterino) todos à base de progesterona, que garantem o fim das cólicas e de outros sintomas da TPM. Para alguns ginecologistas, essa é a melhor maneira de evitar o desconforto mensal, economizar no absorvente, evitar a gravidez, problemas com ovários e tumores. Procure seu médico e peça a ele um anticoncepcional à base de progesterona, um método que não traz prejuízo à saúde.


ANTIONCEPCIONAIS DE LONGA DURAÇÃO
Implante sob a pele (Implanon): Um pequeno bastão de progesterona que é colocado sob a pele no antebraço e tem validade de até 3 anos. Após esse período é necessário troca-lo.

Dispositivo Intra Uterino (DIU): Um pequeno aparelho que é colocado dentro do útero e libera doses pequenas de progesterona durante 5 anos. Após esse período é necessário trocá-lo.

Injeção de progesterona: Injeção contendo grande quantidade de progesterona que fica em depósito no organismo, sendo liberada continuamente em pequenas doses diárias. É aplicada a cada 3 meses.

Optando por esse método, você não ficará estéril se deixar de menstruar porque os remédios anticoncepcionais com progesterona só interrompem o período fértil enquanto você estiver no tratamento. Ao deixar de tomar o remédio, o sistema reprodutivo volta ao normal.


APLICATIVOS
Que tal um aplicativo para celular que ajuda a controlar o ciclo menstrual, descobrir o período fértil e até evitar a gravidez? Com o calendário menstrual, é possível anotar as mudanças que ocorrem no corpo como alteração de humor, peso, pele e acompanhar as variações dos sintomas todos os meses. Alguns aplicativos são bem ilustrativos e gostosos de usar.... Então não perca tempo e faça o download no seu celular ou tablet. Eu uso o Period Tracker (versão em português) e adoro, para mim, ele é o melhor aplicativo, porque é simples e fácil de usar.



Gostaram da postagem? Comente! 


Até a próxima!
Beijos. 

17 comentários:

  1. Bom dia Leide, saudades dessas suas dicas!
    Eu sofro demais, estou sofrendo agora mesmo e acabei de tomar uma xícara de café, tudo errado rsss!

    Beijos e um dia cheio de paz!
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esse sob a pele. Nossa que horror me deu medo rs
    Amiga adorei as dicas para aliviar a dor porque eu sempre faço tudo errado.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  3. Quando eu tô muito irritada e/ou chorosa não raro eu pego meu marido vendo minha cartela do anticoncepcional pra ver se o ciclo está terminando. Quando falta poucas pílulas ele já sabe que a TPM está atacando. Ainda bem que ele é paciente comigo, por que nessa época eu não tenho paciência com ninguém, muito menos comigo, kkkk. Ainda mais por que eu tenho problema de saúde relacionado a falta de serotonina no organismo, aí na TPM o hormônio diminui ainda mais drasticamente.
    Eu tinha cólicas mortíferas, ficava rolando e me contorcendo na cama, mas depois que passei a tomar pílula as dores diminuiram muito. Ainda tenho dores, mas não tanto quanto antes. Sou a prova de que sua dica de tomar contraceptivos realmente funcionam. Bolsa térmica tbm é ótima e sempre sigo essa dica de fazer exercícios físicos, eles são mágicos em diminuir a dor abdominal.
    Sabe que já me falaram sobre os métodos contraceptivos que param todos os sintomas, mas eu creio que menstruar é uma coisa da mulher sabe, é algo que só acontece conosco, chatinho, mas faz parte. Eu uso o aplicativo Hora da Pílula, por que além de ser um despertador ele tem calendário, acho ele bem completo.
    Enfim, gostei muito do seu post. Você sempre traz temas que a gente vê pouco blogsfera à fora mas que deveriam ser mais alertados e divulgados, principalmente para as meninas novinhas que estão conhecendo seu próprio cordo.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br ~Neste mês tem post todo dia no Blog~
    Participe do Concurso e Concorra a um Mídia Kit

    ResponderExcluir
  4. eu sofro com um ciclo mt irregular,bacana esse post, e conversar com o gineco é sempre bom tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Lady! Recomendo muito o teste daquele desodorante. Pra mim ele foi um grande achado! ;)

    Amei a postagem! Eu não menstruo faz um bom tempo porque tomo remédio. Mas mesmo assim continuo tendo cólicas e TPM! Normalmente a dor eu resolvo com um chá e o mau humor eu resolvo escutando música!

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  6. Caramba, vou repassar esse post para a minha irmã, pois ela está entrando na puberdade e não deve saber muita coisa, assim como eu... e esse aplicativo deve ajudar com a menstruação dela! amei e seguindo seu blog!

    www.danieljacaranda.com.br

    ResponderExcluir
  7. não achei este app no meu não :(. Gostei de saber mais sobre a progesterona, adorei saber sobre a vacina e outros métodos.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  8. Oiii Ladyy!
    Amei as dicas, ultimamente estou tendo muita cólica, para minha tristeza.
    Beijinhos.
    Blog Entre Garotas

    ResponderExcluir
  9. Passando para desejar um belo e maravilhoso fim de semana.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lady! Tudo bem? Que saudade de vir ao seu blog!!
    Acho que a parte psicológica e as dores são as piores. Lembro-me que o assunto da menstruação começou-me a ser mais abordado quando tinha 11 anos pouco tempo antes de me vir a primeira menstruação.
    Só reclamo até hoje de que ninguém me avisou sobre as dores incomodativas e foooortes que até hoje sinto. Só mesmo os benditos remédios para me salvar :/
    Bjinhos, gata ♥

    ResponderExcluir
  11. Dicas ótimas amei a postagem, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  12. Olá lindona, como eu sofro com cólicas. Já recorri a chá, comidas leves, mudei a alimentação e tudo se resolveu depois de alguns anos sofrendo.
    Amei seu post.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro os seus post, sério!
    São todos muito bem explicadinhos e com muita facilidade de entender!
    Adorei a abordagem do assunto pois eu, graças a Deus não sofro de cólicas muito fortes. Mas é sempre bom saber mais um pouco sobre menstruação!
    Blog Falando De Moda

    ResponderExcluir
  14. OI LADY

    apesar de nao ser o objetivo desse post, acabei de lembrar de preciso ir no medico urgente porque to há uns bons tempos sem menstruar ._. é legal isso, logico, mas não é saudável, né? :(

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião somente se leu a postagem acima... não aceito mais qualquer tipo de comentário.
Beijos. ♥

Diário da Lady