Controle seu "amor" pelas compras!

Oi gente!
O post de hoje é para abordar um assunto que muitas de nós mulheres adoramos... Compras!
E atire a primeira pedra quem nunca comprou por impulso algo e hoje em dia nem faz uso, ou gastou além do que ganha e, consequentemente, ficou endividada. Por isso, começar desde cedo a administrar nossa renda é essencial para conseguirmos um bom futuro e uma vida financeira estável e controlada. E a função dessa postagem é justamente lhe ajudar nesse ponto.
Vamos conferir?



♥ Comprar por impulso: É o que mais acontece no nosso meio, seja por aproveitar a promoção da loja ou crescer os olhos numa peça que nem vai chegar a usar, etc. Por isso, tente ao máximo se controlar e só compre aquilo que realmente estiver precisando.


♥ Ritual da compra-terapia: Existem pessoas que quando estão tristes, estressadas ou de TPM que são "curadas" quando fazem compras. Assim como num alimento gostoso, aquela sensação boa aparece, porém, ela traz suas consequências... no alimento é no quesito saúde, nas compras é a dívida mensal. Por isso, seja forte e aprenda a se controlar e tente buscar outros meios de extravasar suas emoções. Que tal aprender uma arte marcial? Hehe
Assim não há risco de ficar endividada e nem comprar algo que nunca vai usar.


♥ Escrava das marcas famosas: Outro problema grande é aqueles que são "escravos" das marcas caras e nomeadas. Tudo bem poder comprar uma peça ou outra que você esteja precisando ou quer muito adquirir aquele bem, o problema é o consumismo que pode surgir e aquela mini obsessão de só comprar naquela marca tal. Essas marcas costumam ser muito caras e com isso, seu dinheiro escorre que nem água nas mãos quando não temos o controle dos gastos. Por isso, tente se controlar e pense bem antes de gastar horrores em algo caro de marca.


Você é consumista ou consumidora?
  • Consumista é aquela que adora gastar, compra exageradamente ou tem o hábito de consumir produtos supérfluos que não há muita utilidade.
  • Consumidora é aquela que compra mercadorias ou serviços por necessidade, adquire apenas aquilo que realmente precisa e que é necessário obter. 


♥ Faça seu dinheiro render mais: Segundo especialistas, o ideal seria poupar ou guardar todo mês pelo menos 10% do que recebe. Com isso, temos um pouco mais de estabilidade financeira, podemos traçar planos e realizá-los e para a economia ficar ainda melhor, economize em outros meios como; trocar o tradicional cinema com pipoca cara para fazer um cinema em casa ou então, praticar atividade física ao ar livre, customizar roupas em vez de comprar outras novas, etc.


♥ Faça sua contabilidade em casa: Para isso, não precisa ser especialista no assunto, basta começar a ter o hábito de anotar num caderninho, bloquinho, tabela ou papel o valor que você recebe, quanto em média você gasta por mês e o que fazer caso sobre alguma graninha. Com isso, você terá controle dos seus gastos, cortando aquilo que é considerado desnecessário, ficará mais responsável e poderá investir em outros planos, sonhos e metas.


♥ Pense nos seus sonhos e objetivos: Começar a planejar algum desde o princípio faz você ter mais responsabilidade e controle anos hora de consumir. Por mais que possa demorar anos para se concretizar seu sonho, não seja pessimista de que não irá acontecer e por esse motivo começar a gastar com outras coisas. Então faça suas contabilidades em casa e planeje o destino da sua grana sempre pensando nos compromissos e sem deixar os sonhos de lado.


♥ Compre à vista: Não há nada melhor do que podermos adquirir algo sabendo que ele é seu e não haverá mensalidade para cumprir com sua dívida e nem aqueles juros e encargos que surgem no contrato fazendo a compra sair com preço dobrado. Por isso, faça de tudo para comprar as coisas à vista.


♥ Evite o cartão de crédito: Esse método fácil esconde um perigo por trás, tudo porque os seus juros são os maiores que existem e por ser de fácil utilização, pode ocasionar em gastos desnecessários e além do que você recebe mensalmente. Não estou dizendo que é proibido usar cartão, mas se puder evitá-lo será melhor... se não for possível, utilize apenas se for por algo necessário e não gaste além do que você ganha.




Gostaram das dicas? Comente! 


Até a próxima!
Beijos. 

11 comentários:

  1. Ledi...eu sou bem tranquila em questão a compras...até sou mão de vaca viu, gasto pouco e o necessário rsrsrs....
    Dicas ótimas essas...

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  2. Nos dias de hoje acho que praticamente toda essa lista já acabou, né? A compulsividade, as compras desnecessárias precisam ser cortadas já. Amei seu post! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lady, o post é sensacional.
    Na verdade , eu confesso que eu fazia o ritual da Compra-terapia, mas graças á Deus passou kkk
    E sim, não consigo parar de usar o cartao de crédito, mas agora tudo é moderado kkk
    Amei as dicas.

    um beijoo <3

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  4. Com certeza sou consumidora. Nunca fui a louca do shopping/das comprar e nem sou refem de marcas. Compro por necessidade e as vezes em dias especiais, para me agradar mas nada fora do comum.
    Um beijo,

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu vivo comprando por impulso, mas até confesso que estou menos assim hoje em dia. Mas no meu primeiro estágio, fiz isso demaaais! E o pior é que me arrependia depois porque não usava. Isso de comprar por terapia eu faço até hoje. Pior é que é sempre alimento, hahaha! Isso de marcas famosas eu não ligo muito não. Experimento, ficou bom? Compro, independente da marca. Acho que to num estágio de consumista para consumidora, to nessa transição, hahaha! Eu nunca torrei de vez o meu salário, sempre guardo pelo menos uns 10,00 hahaha! Isso de planejar meus sonhos e objetivos é o que preciso fazer, porque por enquanto deixo só no pensamento, haha! Só compro à vista e é muito bom. Só uso o cartão de crédito pra emergências ou compras online. Adorei as dicas!!!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Lady!
    Eu já fui muuuuito consumista, mas muito mesmo!
    Pra desapegar dessa mania de comprar, me desfiz do meu cartão de crédito. Foi uma medida simples e que super funcionou! Hoje, quando preciso comprar algo no cartão, peço emprestado ao meu pai, assim, me policio, pois só peço quando é realmente necessário.
    Adorei as suas dicas, foram super válidas!

    Beijos
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sou consumidora, amo fazer compras mas sempre vejo se realmente posso comprar.
    www.sempremorenaantenada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Amei suas dicas mais controlar o meu amor para as compras é uma missão difícil rsrs pois eu adoro uma promoção rs .bjs linda

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião somente se leu a postagem acima... não aceito mais qualquer tipo de comentário.
Beijos. ♥

Diário da Lady