Os benefícios da Batata doce

Oi gente!
Hoje a postagem foi feita pelo Matheus Bertoluci especialmente para nosso blog, espero que gostem. ^^



A batata doce é uma planta dos Andes, popularizada mundialmente como nutritivo e versátil alimento. No Brasil, também é utilizada como planta ornamental (com fins decorativos em jardins), além de ser detectada como invasora em outros cultivos, tendo em vista a facilidade de sua manutenção no solo.

Apesar das diferenças entre o clima, solo e demais condições dos Andes para o Brasil, seu plantio é muito fácil, sendo uma planta rústica e de fácil adaptação. Comparada com a batata inglesa, a mais tradicional do mercado, tem algumas diferenças interessantes.

A batata inglesa é mais calórica, tem mais carboidratos, menos fibras, menos açúcares, maior índice glicêmico e o mesmo nível de proteínas. Os números não divergem muito, porém no geral, a batata doce se apresenta como um alimento de melhor fonte nutricional.



Benefícios da batata doce

São muitos os benefícios da batata doce, que além de um coadjuvante interessante para o cardápio, é um alimento que proporciona muita saciedade, sendo essa uma de suas principais vantagens. Ela auxilia na perda de peso, no ganho de musculatura, previne doenças e ainda atua na manutenção da beleza.


Batata doce ajuda a emagrecer?
Um dos principais efeitos da batata doce que auxilia no emagrecimento é a redução do índice glicêmico, algo que afeta diretamente o acúmulo de gordura na barriga. Com números baixos de calorias, sendo rica em fibras e potássio, a batata doce pode substituir muitos alimentos tradicionais do cardápio, como a batata frita.

Além de saciar a fome em quantias razoáveis, a batata doce faz parte da categoria dos carboidratos lentos, ou seja, que demoram mais no processo digestivo. Isso faz com que a sensação de saciedade seja prolongada.


Batata doce x massa muscular
Parece contraditório um alimento que ajuda a emagrecer e também no ganho de massa muscular. Isso deve-se ao nível de carboidrato da batata doce, que ajuda na otimização dos exercícios, proporcionando maior energia. As fibras e o potássio também são importantes para o controle da dieta e a regulação dos nutrientes necessários para o corpo de uma pessoa que pratica exercícios físicos.

Em comparação a batata inglesa, principalmente para quem faz exercícios, a absorção mais lenta faz com que os efeitos sejam prolongados, além da sensação de saciedade. Neste cenário, tem-se o ganho de energia por um período maior e um controle maior sobre a alimentação. Ideal para quem está de dieta e (ou) malhando.


Batata doce é antioxidante
Muito se fala sobre alimentos antioxidantes e a contenção dos radicais livres. Isso é um processo relativamente simples, porém com consequências complexas. A oxidação das membranas celulares faz com que surjam os radicais livres. Esse processo acaba intoxicando as células.

Os alimentos antioxidantes atuam na contenção desses radicais livres, anulando boa parte dos seus efeitos e protegendo as células, evitando a degeneração, que a longo prazo pode causar muitos problemas de saúde.

Na batata doce, alguns importantes elementos antioxidantes estão presentes. O betacaroteno e a vitamina A são fundamentais na contenção dos radicais livres. Eles também estão presentes na batata e em outras raízes, porém na batata doce sua quantia é muito maior que em qualquer outro.



Combate de doenças
Alguns efeitos da batata doce são muito importantes no combate e prevenção de doenças. Em relação aos diabéticos, especialistas divergem sobre o consumo de batata doce. Ela é rica em amido, algo que no processo digestivo acaba virando açúcar. No entanto, ela também auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue, principalmente pela presença de muitas fibras em sua composição.

Em relação a prevenção ao câncer, estudos indicam que uma dieta rica em betacaroteno diminui as chances do câncer de próstata. Para o público feminino, levantamentos de Harvard apontam diminuição nos níveis de câncer de colo de útero.
O estresse é um dos sintomas mais graves da vida contemporânea agitada. Um dos elementos que ajuda neste combate, causando a sensação de relaxamento, é o magnésio, muito presente na batata doce.

Em relação ao coração, as vitaminas B6 da batata doce reduzem a homocisteína, que é um aminoácido que proporciona as doenças degenerativas vasculares.


Como consumir batata doce
São muitos elementos positivos da batata doce, que ajuda no emagrecimento, é boa para saúde e combina com muitos cardápios. Neste contexto, é preciso ter cuidado com alguns pontos de equilíbrio.

O processamento da batata doce no organismo é mais lento, portanto o consumo em excesso pode deixar a balança pesada. Outro cuidado importante é não consumir grandes quantias de batata doce antes de dormir, pois o corpo desacelera os processos digestivos durante a noite e isso pode ocasionar o efeito contrário.

Para formatar uma boa dieta, considerando seus objetivos específicos e sua condição física atual, consulte um nutricionista, que poderá auxiliar na busca por um saboroso e equilibrado cardápio. Não hesite em substituir a tradicional batata inglesa pela batata doce, que pode ser um diferencial nas refeições e é muito saudável.




Gostaram da postagem? Comente!



Até a próxima!
Beijos. 

11 comentários:

  1. super bacana saber tantos benefícios desse alimento super funcional, eu gosto de batata doce!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Sempre vejo o pessoal fitness comendo bastante batata doce e não é que ela traz benefícios rs! Adorei conhecer um pouco mais, amo! Beijos
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post Le, os guests posts do Matheus são excelentes. Sempre consumimos batata doce por aqui, eu adoro! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de Batata doce, já conhecia alguns dos benefícios. Ótimas dicas :)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  5. Aquele pigmento é sensacional! ;D

    Gostei dessa postagem do Matheus. Bom saber que tem vários benefícios, porque eu sou apaixonada por batata doce! hahaha! Sério, feita de qualquer maneira ou em receitas eu adoro!

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  6. Olá Lady,
    Amo batata doce. Minha avó fazia um nhoque de batata doce que era fantástico.
    Hoje é dia de Lulu Entrevista!
    Big Beijos,
    Lulu
    BLOG | YOU TUBE

    ResponderExcluir
  7. Aí que legal, conhecia alguns beneficio mas não todos!
    Eu como batata doce a noite mas confesso que não é um dos meus alimentos preferidos rs
    Adorei muito o post <3
    Blog Falando De Moda

    ResponderExcluir
  8. Eu amo batata doce! Como todo dia se deixar e são muitos beneficios para saúde. Amei o post.

    www.pausaproretoque.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Leidiana ,tudo bem ?Dei uma sumida essa semana no blogs,pois o meu tempo cada dia fica mais curto rsrs ,os trabalhos vem aparecendo com tudo ,e em pouco tempo de intervalo de um trabalho para outro e fica difícil visitar e comentar os blogs amigos todos os dias .Mais estou eu aqui rsrs e confesso que amei o post ,pois adoro batata doce e ela esta presente em minhas dieta rs adorei saber mais um pouco dela .bjs

    ResponderExcluir
  10. Gostei de saber que ela controla a saciedade da fome, porque as vezes como por olho gordo mesmo. :P Sabia que ela era antioxidante. Adorei demais essa postagem! Agora vou fazer o máximo de esforço para comer mais batata doce, hahaha!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião somente se leu a postagem acima... não aceito mais qualquer tipo de comentário.
Beijos. ♥

Diário da Lady