Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 junho 2017

Cronograma capilar

Oi gente!
Ultimamente andei notando meus cabelos mais ressecados e sem brilho e maciez. Talvez seja pelo fato de utilizar o mesmo creme hidratante e excesso de creme para nutrição do cabelo. Daí pesquisei sobre o famoso cronograma capilar que ajuda na recuperação dos fios, além de proporcionar uma boa hidratação e nutrição para as madeixas. Depois que comecei a usar, meus cabelos ficaram muito mais bonitos e hidratados. Por isso venho através dessa postagem compartilhar tudo sobre o assunto com vocês.
Vamos conferir?



O calendário capilar (cronograma capilar) foi desenvolvido para recuperar cabelos muito agredidos devido ao uso de secador, chapinha, química ou danos causados por fatores naturais, como o sol, por exemplo. A técnica envolve o revezamento de máscaras capilares de diferentes "famílias": Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Na tabela abaixo é o cronograma capilar oficial composto por 8 hidratações mensais, 3 nutrições e 1 reconstrução que são feitos em dias alternados dando sempre um intervalo de 48 horas entre cada procedimento.



Hidratação: As máscaras de hidratação é o primeiro passo para o tratamento. Tudo porque elas são à base de água, agem repondo a umidade essencial para os cabelos, regulando a circulação dos fluidos internos do fio e preparando-os para absorver os nutrientes das outras máscaras. Essas máscaras costumam ser mais leves e é uma boa dica substituir o condicionador por elas.
Na primeira semana comece com a hidratação para repor a água do fio. Se seu cabelo está sem brilho, ressecado e armado foque mais nessa etapa. Máscaras hidratantes que contém em sua fórmula silicone, aloe vera (babosa), vegetais, patenol, açúcares, vitamina, glicerina ou são a base de frutas são as mais indicadas.


Nutrição: As máscaras de nutrição possuem composição mais elaborada com um mix de aminoácidos, proteínas e queratina oferecendo uma riqueza de nutrientes aos fios que era absorver até recuperar os cabelos.
A função da nutrição é devolver a oleosidade necessária para os cabelos, por isso, se seu cabelo está com frizz, desalinhado e sem balanço foque mais nessa etapa. Aqui você pode substituir a máscara por umectação feita por óleos apropriados (coco, azeite, ojon, argan, etc.). As máscaras nutritivas ideais são aquelas à base de óleos, tutano ou manteiga (karite, cupuaçu, muru muru, cacau e abacate).


Reconstrução: São as máscaras mais poderosas com maior concentração de proteína e queratina que ajudam a fortalecer as camadas internas e estruturais dos fios.  A reconstrução é responsável por repor as proteínas dos fios. Por isso, se seu cabelo está poroso, fino, ralo e quebradiço, isso significa que ele precisa de reconstrução. Só não utilize essa máscara antes da hidratação e nutrição porque o excesso de queratina nos fios deixa-os quebradiços... usá-la demais também ocasiona na quebra das madeixas. Depois de utilizá-la, é normal os cabelos ficarem mais grossos. As máscaras com poder de reconstruir são aquelas à base de creatina, queratina, proteína, trigo, colágeno, aminoácidos, arginina, cisteína, proteínas hidrolisadas, etc.


Você pode também fazer o teste de porosidade para complementar as informações sobre o cronograma capilar.




Minha opinião: Depois que comecei a fazer o cronograma meus cabelos são outros! Estão muito mais macios, hidratados, com aspecto saudável e bem cuidado. Os cremes que meu utilizei foram esses da foto a seguir; Utilizei também óleo de coco e óleo de babosa (aloe vera) para fazer umectação capilar.

Da esquerda para a direita: 2 Cremes de hidratação, 1 de nutrição (intercalei com os óleos de coco e babosa) e 1 de reconstrução





Vocês já fizeram cronograma capilar? Comente! 



Até a próxima!
Beijos. 

8 comentários:

  1. Eu já tentei seguir mas sou tão preguiçosa que largo o cronograma :(. Amo essa máscara da Gold, acho ela muito boa!
    Adorei o teste da porosidade
    Um beijo!

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aii que lindo que está seu cabelo! Eu estou fazendo também. Ontem dei banho de óleo nele com alguns óleos de crescimento. Meu cronograma está parecido com esse da foto que voce postou.
    É sempre bom né! Quero que o meu cresça logo kkk
    um beijoo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Lady,
    Que lindo ficou seu cabelo. Tenho um kit pra fazer esse cronograma e ainda não fiz por preguiça, agora que esfriou vai ficar dificil

    Big Beijos,
    Lulu
    BLOG | YOU TUBE

    ResponderExcluir
  4. Usei o cronograma quando meu cabelo estava em estado crítico, depois melhorou mil vezes! Ótimo para manter os cuidados do cabelo.

    www sempremorenaantenadaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Preciso muito fazer um cronograma regrado no meu cabelo. Amei seu post! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Preciso fazer esse teste da porosidade capilar. Porque as vezes fico perdida. O que quero é brilho e maciez sem frizz no meu cabelo, só isso, haha! AH! Seu cabelo está lindo!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião aqui:
Beijos. ♥

Diário da Lady