Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

01 dezembro 2017

Como educar seu novo cachorro?

Oi gente!
O post de hoje foi feito com muito carinho pelo Rafael do site Petz, espero que gostem. Confiram:


Quando eles chegam, fazem a alegria de toda a família, são fofos, brincalhões e também muito sapecas. A maioria das pessoas que começam a tutorear um cachorro acaba tendo algumas dificuldades nos primeiros dias, pois eles ainda não se adaptaram à rotina da casa e tudo fica sem controle. Eles brincam dentro da casa, fazem suas necessidades fora dos locais indicados, quebram e causam uma bagunça enorme. É por isso que os donos devem ensinar desde cedo como eles devem agir, dando os comandos para que os cãozinhos sigam e se acostumem a vida toda da forma como foram adestrados. Há muitas dúvidas em relação à qual é a maneira certa de ensiná-los desde pequenos. Para ajudá-lo neste processo de adestramento, separamos algumas dicas essenciais. Veja a seguir!


Os primeiros ensinamentos 
Você começa a treinar seu cachorro no momento em que ele chega na sua casa.  Além da socialização, nunca é muito cedo para começar a treinar outros comportamentos com um cachorrinho.
Estes variam desde moldar comportamentos naturais para se adequarem melhor ao mundo humano, e até mesmo ensinar a um filhote de cachorro o nome e as posições fundamentais.


Seja um líder
A coisa mais importante que você pode fazer é tornar-se o líder do seu cachorrinho. Esse papel não começa quando seu cachorro tem seis meses de idade ou quando está velho; deve ser mantida durante toda a experiência de treinamento do cão. Para o seu novo cachorrinho se tornar um cão saudável e equilibrado, você deve demonstrar liderança desde o primeiro dia.


Local do xixi
A maior dificuldade de muitos donos de pets é ensiná-los a fazer o xixi nos locais determinados, geralmente quando chegam ao novo ambiente fazem em todos os lugares, principalmente dentro da casa. Nos primeiros dias, o ideal é não deixar que o cão fique solto e circule por todos os ambientes da casa até que entenda qual será o espaço indicado para fazer o xixi e cocô. Todas as manhãs ou no horário que achar melhor, leve o seu cachorrinho para aquele espaço que escolheu para que ali ela faça suas necessidades. Procure identificar com um jornal ou tapetinho higiênico próprio para esta finalidade. É normal que nos primeiros dias ele não faça no jornal, mas sempre que ocorrer dê uma pequena bronca e indique que o lugar para o xixi é no jornal, até que ele aprenda. Se escolher que ele faça fora de casa, circule com ele na rua sempre naquela determinada hora para que o cão se acostume. É importante permanecer consistente ao longo do processo para que seu cachorro possa aprender o hábito. Uma vez que o seu novo cachorrinho aprender, é importante recompensar o bom comportamento. Não precisa ser uma celebração grande, mas uma simples aprovação tranquila ou um agrado, tais como petisco ou brinquedos pode transmitir a mensagem de um trabalho bem feito.


Mordedores
Depois de um dia longo de trabalho e estudos, você chega em casa e percebe que o cão mordeu aquele seu chinelo novo, rasgou a blusa que deixou cair ou destruiu um objeto que ficou ao seu alcance. Este é um dos problemas que mais assustam os membros da família nos primeiros dias de convivência com o pet. E qual é a melhor solução? Os filhotes realmente sentem essa necessidade, a troca de dentição faz com que eles sintam muita coceira e precisam aliviar, por isso roem o que estiver a frente. Para evitar, o dono pode oferecer brinquedos para ele morder. Se colocar os brinquedos no congelador e depois oferecer aos pets a sensação de alívio será ainda maior.


Broncas
É fundamental que eles entendam que certos comportamentos são errados, portanto, quando fizerem algo que considere inadequado é necessário punir seu cachorro, mas tome cuidado com o tom da voz e atitudes. Mantenha-se calmo e assertivo e retire quietamente o cachorrinho do local e o leve para o seu cantinho. Não precisa bater, pois essa atitude não é recomendada, pois o cão pode desenvolver um comportamento bastante agressivo ao longo do tempo. A correção deve ser aplicada sempre no momento em que ele errou, só assim ela será efetiva.


Obediência
O processo de aprendizado dos cães demanda paciência, é algo que deve ser repetido todos os dias até que se torne um hábito comum para eles. A base do ensinamento para cachorro é feita através de correção e recompensa. A correção nunca deve ser dura ou irritada, e nunca deve envolver punições físicas, como bater ou machucar seu cachorro. Tudo o que você precisa é sua voz: "Não!" É correção suficiente para a maioria dos cachorros. Uma recompensa é simplesmente qualquer coisa que seu cão gosta muito. A maioria das pessoas usa petiscos para o adestramento. Elogios ou a chance de jogar com um brinquedo favorito também podem ser usados como uma recompensa.
Se você deseja que o cão venha, sente ou fique em determinado local, o ideal é mostrar através de gestos, por exemplo:


Sentar
Com um petisco na mão mova para cima, permitindo que com sua cabeça o cão siga até o movimento abaixo em que você dirá "sente". Uma vez que ele está sentado, diga "Sente-se", dê-lhe o petisco e compartilhe carinho. Repita esta sequência algumas vezes ao dia até o seu cão ter dominado. Em seguida, peça ao seu cão que se sente antes da hora da refeição, quando sair para caminhadas e durante outras situações onde você gostaria que ele fique calmo e sentado.


Venha
Primeiro, mude para uma posição de agachamento, e o chame com os braços abertos de largura. Diga a palavra "Venha". Se o cachorro começar a se mover em sua direção, dê seus elogios verbais. Como todo treinamento, use um tom de voz feliz e encorajador. Você quer que o pet pense que o processo é divertido, não assustador. Durante o ensinamento, não alcance ou agarre enquanto o cão se aproxima de você. Isso poderá confundir. Se ele for motivado por alimentos, use como estratégia para alcançar o objetivo.

Importante: Quando se inicia o adestramento do pet é preciso que o tutor sempre continue com o mesmo processo, se você diz "fique" use sempre essa mesma palavra, usar "ficar", "fique aqui" ou mudar os termos pode fazer com que o cão não entenda. Cada ensinamento deve ser repetido até que ele de fato compreenda e siga naturalmente.


Gostaram das dicas? Comente!


Até a próxima!
Beijos. 

4 comentários:

  1. Já tentei adestrar cachorro, mas não rolou. Não me obedeciam kkkkkkk.
    Agora que tenho gato, não preciso disso. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Acho cachorro a coisa mais fofa que tem nesse mundo, queria poder ter um!
    Um beijo grande e muito GORDO
    http://thaissgalbiero.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Great info!!Nice to know about the correction method!

    http://asweetwoorld.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião aqui:
Beijos. ♥

Diário da Lady