Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22 junho 2018

Férias sem TV e Internet

Oi gente!
Durante as minhas férias de janeiro, eu resolvi fazer um pequeno desafio; ficar por 1 mês sem mexer na internet e televisão. Parece impossível, mas eu consegui! Foi muito bom, porque relembramos das outras coisas simples e divertidas de fazer, além de darmos mais importância e atenção para nossa família. Nas minhas férias de julho, pretendo fazer o mesmo desafio, e,  por essa razão, confiram a seguir as atividades que eu resolvi fazer para ocupar minha mente e aproveitar as férias ao máximo!


Tentar se conscientizar: Eu confesso que foi difícil, porque hoje em dia tudo que fazemos é movido à internet. No meu caso, foi difícil ficar sem contato com as amiguinhas que estão longe, porque é mais legal falar com elas pelo Whatsapp. Outra coisa é que a internet é uma excelente distração quando estamos entediados, assim como a TV, é difícil ficar sem eles, mas não é impossível. Mas o lado bom de ficar longe deles por um tempo é que nos desintoxicamos dessa alienação causada pela internet e TV... Acredite, isso funciona e muito!

Ler: Durante o desafio eu amei ler diversos livros salvados em PDF no meu tablet. Li todos os livros do Harry Potter, além de diversos outros interessantes. Foi uma delícia poder desfrutar dessa área literária, meu português melhorou e muito (acredite, isso melhora a escrita e o jeito de falar, além de você aprimorar o vocabulário com palavras novas, bonitas e desconhecidas), eu peguei o ritmo de ler um pouco mais rápido, minha concentração melhorou, aprendi a gostar das histórias dos livros e criei o hábito de ler todos os dias sem cessar. Desfrutar da nossa imaginação apreciando um livro é algo que TV e internet não são capazes de fazer em você.

Estudar: Para não esquecer das matérias que eu estudei no semestre, eu aproveitei para revisar tudo que estudei ao longo do curso de direito e fui me preparando para um possível estágio. Para os que querem prestar concurso público, cursinho ou ser valorizado no mercado de trabalho, estudar é primordial (sei que estudar é chato e cansativo, mas é apenas através dele que coisas maravilhosas podem acontecer). Mesmo o Brasil não dando tanto valor a essa área, estude, porque é isso que nos faz ter mérito em qualquer lugar, o aprendizado é essencial para aqueles que querem sucesso.


Focar em alguma atividade, seja em casa, no trabalho ou estágio: Eu não trabalho e nem faço estágio ainda, mas, em casa, eu comecei a cuidar melhor do meu lar lavando e organizando as coisas, fazendo comida nos horários adequados (eu até que cozinho bem minha gente! hehe), etc. Isso me deixou mais feliz e preparada para quando um dia eu ter uma casa só para mim. Se você trabalha, seja um funcionário exemplar, dedique-se e dê o seu melhor. Acredite, isso é relevante no trabalho e você pode ser destacado por ele. Reclame menos e agradeça mais, valorize seu emprego, seja calma e mantenha a classe sempre.

Praticar atividade física: É clichê porque eu já escrevi e muito sobre isso no blog. Em vez de ficar acomodada da cama ou sofá, eu resolvi fazer todas as manhãs ou finais de tarde uma caminhada de aproximadamente 1 hora. Me ajudou e muito a melhorar minha saúde, ter um corpo em forma e com isso ganhei resistência física (o que é ótimo). Além disso, comecei a fazer musculação e ioga em casa (baixei um app que é muito bom nisso), além de fazer aulas de zumba nos finais de semana na escola pública do meu bairro (são gratuitas). Praticar essas atividades me ajudou mais ainda a evitar a depressão, porque me deixava mais feliz e motivada para continuar cada vez mais.

Levar os pets para passear e dar muito carinho a eles: Outra coisa que comecei a fazer, intercalando com a atividade física foi levar meus cachorros para passear e enchê-los com muito carinho e amor. Como são 2 cachorros, eu pedia minha mãe para ir comigo; ela levava um e eu o outro. Foi muito divertido, tanto eles se divertiam quanto minha mãe e eu!


Cuidar de mim mesma: Isso eu aprendi desde 2015, principalmente quando minha depressão estava no pique. Eu comecei a hidratar mais meus cabelos (para quem não sabe, eu assumi meus cachos em dezembro de 2017 e larguei de vez o secador e a chapinha), cuidar do meu rosto, da minha pele e das minhas unhas. Junto com a atividade física, eu fiquei com mais autoestima e aprendi a me aceitar do jeito que eu sou.

Ouvir músicas: Uma das minhas paixões é com certeza ouvir músicas bacanas que eu adoro! Durante minhas férias, eu sempre pegava meu fone de ouvido, escutava música e dançava muito (ainda faço isso quando estou animada), isso me ajudava a perder calorias e aprender passos novos de dança.

Jogar: Seja pelo celular, tablet ou no físico mesmo, sozinha ou com a família, jogar alguma coisa é divertido e distrai muito. Se for com cartas de baralho ou outro jogo parecido, junte a família ou amigos e se divirtam! Acredite, jogar aproxima as pessoas e é muito mais divertido que TV e internet.


Desapegar: Todo ano eu sempre faço isso, junto as coisas que não faço uso e doo, seja para um parente ou para quem precisa. Isso nos faz um bem danado, damos lugar as coisas novas e ao mesmo tempo, ajudamos as pessoas que precisam daquelas coisas desapegadas.

Cozinhar: Uma coisa que eu amei fazer foi me aventurar na cozinha. Eu preparava o almoço, lanche da tarde e jantar, ficava extremamente feliz quando eu fazia a refeição e ficava muito saboroso. Inventei uma vez de fazer quibe (coisa que nunca fiz), e na segunda tentativa deu super certo e os quibes ficaram deliciosos e bem sequinhos. Por isso, se você for fazer o desafio, se aventure na cozinha e se surpreenda!

Dormir muito: No tempo livre, durma bastante, supere as horas de sono perdidas e descanse bem.

Sair com a família ou amigos: Sempre que dava, eu reunia minha família para sair, fazer uma caminhada na rua ou ir num lugar diferente. Isso nos aproximava bastante e juntos, divertíamos à beça.

CONCLUSÃO
Fazendo tudo isso, quando o desafio terminou, eu consegui reduzir e muito o uso do celular e internet, aprendi a dar mais valor as coisas boas e simples da vida, minha família e meus anjinhos de quatro patas.

Eu desafio vocês também a fazerem o desafio ou pelo menos tentar ficar por uns dias sem mexer na Internet ou ver TV, vocês se sentirão mais felizes e perceberão que essas coisas de celular, internet e televisão são até úteis, mas não importantes. O importante é dar valor a vida saudável, a família, amigos e bichinhos de estimação. 



Gostaram da postagem? Comente! 


Até a próxima!
Beijos. 

9 comentários:

  1. Parabéns hein, realmente deve ter sido bem difícil! Esses tipos de desafios são ótimos para nosso crescimento pessoal
    Beijos

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber um pouco mais sobre as suas férias. Nessas férias de Junho, pretendo ler todos os livros atrasados, e estudar no tempo livre.
    Beijos bom final de semana
    http://bellapagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Bem que eu precisava de fazer uma desintoxicação dessas. Parabéns por teres conseguido :))

    Bjos
    Votos de um óptimo sábado

    ResponderExcluir
  4. Eu nem me atrevo a fazer, porque sei que não rola ficar sem internet, até porque tenho o compromisso com o blog, mas olha, admiro muito quem consegue kkkkkkkkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Concordo com todas essas vantagens que você comenta sobre ler frequentemente.
    Praticar atividade física é algo que eu preciso muito fazer. Eu ia começar a fazer aulas de ritmos, mas na mesma época eu comecei também a fazer aulas na autoescola, então, eu preferi esperar terminar minhas aulas para começar as atividades de dança, eu preciso mesmo aumentar minha resistência física.
    Eu acredito que em tudo na vida precisa-se ter equilibrio, pra mim seria muito fácil ficar sem tv, confesso que sem internet seria mais difícil, porém, sempre que eu estou com amigos, família ou preocupada em fazer outras coisas, eu nem me lembro da internet. Pra mim é super fácil por exemplo sair sem celular de casa. As vezes saio com meus amigos e a galera fica o tempo todo verificando o celular, só eu que não, por que geralmente eu nem o levei.
    Sua experiência é muito válida Leidi, percebo que quando a gente tem força de vontade, tudo o que fazemos e é bom pra nós (mesmo que no começo seja difícil) vira hábito e se torna algo muito natural no dia-a-dia.
    Amei o seu post.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta
    [SORTEIO NO INSTA]
    PS. Sobre o aviso do antivírus por aqui, meu marido disse que pode ser algum código dentro do HTML do seu blog, o Blog Pure Style também dá esse aviso aqui pra mim, e lá eu acho que é pop up do E-grana.

    ResponderExcluir
  6. olá, confesso que da tv não sinto falta, fazia muito tempo que tv não estava em nossa rotina agora com a copa voltamos a assistir. Mas internet mas que um fim de semana não ficamos sem. Mas vale o desafio de tentar ficar sem.
    Beijos

    https://glamour-02.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Tá no ar! hehehe! ;D

    Menina, não consigo me imaginar muito tempo sem TV e internet! Quero algum dia fazer isso. Só não faço agora pois estou focada em mandar currículos, e infelizmente pra isso necessito da net! hahaha!

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  8. Oie Lady, preciso me propor um desafio assim, tenho passado muitas horas no celular. TV até que não assisto mais, muito raro. Mas hoje estava comentando com o professor da academia, em dar um tempo das redes sociais, ele disse que tem dado e que tem sobrado tempo pra fazer outras coisas. Incrível como ficar ligada nessas coisas o tempo todo nos faz perder tanto tempo né?

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião aqui:
Beijos. ♥