02 abril 2020

Relacionamento tóxico

Oi gente!
Enquanto descanso do meu aeróbico, gostaria de escrever para vocês sobre um tema que infelizmente é muito corriqueiro na vida de muitas pessoas. Graças a Deus eu nunca tive um relacionamento tóxico que prolongou por muito tempo... o máximo que já tive foi de um ficante na faculdade... durou 9 meses e foi difícil me livrar do embuste: primeiro vem a carência afetiva (eu estava meses sem me relacionar e vamos combinar que nós não somos de ferro, né?), ela é a "porta de entrada" para os relacionamentos tóxicos surgirem nas nossas vidas.

Esse tema me fez refletir muito porque, nesse isolamento social, fiquei VI-CI-A-DA no canal TLC e um dos meus programas favoritos é o Mama June - Vida Nova. Porém, ontem assisti os últimos episódios da temporada e fiquei chocada, triste e revoltada com o desfecho final. Vou dar spoilers porque se você pesquisar sobre a série, ficarão chocados igual eu fiquei. 


Muitos (durante a transmissão) devem ter se perguntado: Por quê ela aceitou esse embuste na vida dela? Que a maltrata, induz ela ao suicídio, a influenciou no uso de drogas (é tanto que o final da temporada os dois foram presos por porte de entorpecentes), a fez deixar de lado os próprios filhos para correr atrás dele... Mesmo ela descobrindo as traições, seja virtuais (enviar fotos do órgão genital para outra mulher), seja físicos (levar mulheres para a própria casa da June)... e mesmo assim, ela optou por ele justificando que "lutaria pelo seu verdadeiro amor" e "quem ama não abandona". 

Isso que ela vive é amor?

Quem assiste de fora, percebe o que a carência afetiva e emocional é capaz de fazer com a pessoa. A June abriu mão de tudo: dinheiro, fama no reality show e a própria família, para estar com um cara que não vale a pena. A pessoa quando está nessa triste situação, não percebe o quanto esse relacionamento é tóxico e o quão destruidor ele é. E mesmo a família, amigos, colegas de trabalho e equipe fazerem de tudo para ela se tratar, mudar de vida e ser livre de tudo que não presta, ela disse não e foi atrás do embuste. 

Uma coisa é certa... o amor não é obsessão. O amor não nos fere, não trai, não humilha, não nos faz chorar e não nos machuca. Quem ama de verdade não quer ver o outro sofrer. Amar é também deixar a pessoa no seu espaço, respeitar suas preferências, tratar bem e com respeito. O que falta na nossa June é amor próprio e aprender que, desculpe a frase chula, mas: Não precisamos de macho para sermos felizes ou completas. 

Aprendi na marra que o amor que realmente devemos nutrir é o amor próprio, pois, quando ele está fortalecido, não aceitamos qualquer um nas nossas vidas e tampouco crápulas como esse namorado tóxico da June. Quando fortaleci meu ego e amor próprio, comecei a dizer não para as migalhas que os homens queriam me dar: Aqueles que só queriam sexo ou pegação comigo eu dizia não! Aqueles que só lembravam de mim por carência afetiva, eu deixava no vácuo e encerrava a conversa da melhor maneira. 

E mesmo tendo a pressão de ter 26 anos e não ter nenhum pretendente, isso não me afeta mais, porque eu cuido de mim mesma e escolho à risca quem vai estar ao meu lado. A carência afetiva não é mais meu problema maior e isso é bom porque assim eu não coloco embustes na minha vida, somente para me destruir e me fazer sofrer. 


A dica final que posso dar é: alimente seu amor próprio, faça o esforço para tirar a "venda" que tampa seus olhos de enxergar o relacionamento tóxico que você vive, dê preferência àqueles que te amam de verdade e livre-se de tudo que te faz mal. No começo será difícil, mas o tempo será crucial para lhe curar e no final das contas, você vai olhar para trás, sentir orgulho de si por ter sido tão corajosa e ficará bem por ser livre, limpa e feliz.

Até a próxima!
Beijos.

30 comentários:

  1. Leidi, concordo com você. Quando temos amor próprio e autoestima elevada, a gente não traz para nossas vidas, pessoas que não valem a pena (trazer ou manter). E isso vale para amizades tóxicas também. Fiz uma limpa nas minhas amizades e ó, foi a melhor coisa que fiz, fiquei bem mais leve. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Já vivi um relacionamento tóxico, deixa marcas para a vida toda. Não só numa relação de casal como entre amigos.

    https://little-cherry-wine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, querida Lady!

    Relacionamentos tóxicos, bem de longe. Só desgastam e as mulheres são as principais vítimas, devido a diversos fatores, e um delas é a carência e a falta de autoestima, etc.

    Você é ainda mto jovem e o homem certo ha de aparecer, mas não espere homi -rs perfeito, pke não há.

    Continue se mantendo em casa e tomando as medidas necessárias, tal como sua mãe.

    Beijos para ambas.

    ResponderExcluir
  4. Excelente post!
    Há quem confunda dependência com amor e isso é um tanto perigoso né?
    Gostei de ler o seu ponto de vista.
    BjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
  5. Relacionamento tóxico é algo horrível. Fico muito triste toda vez que vejo relatos sobre e como esse tipo de relação pode destruir emocionalmente uma pessoa :(
    Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  6. These photos are so powerful. Thank you for sharing.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2020/04/lancome-labsolu-lacquer-gloss-323-shine_5.html

    ResponderExcluir
  7. É realmente muito difícil perceber que estamos num relacionamento desse tipo. Mas se torna simples quando pensamos que o amor não nos causa coisas ruins e não dói mesmo com todas as dificudades do mundo o amor é onde nos sentimos seguras... E temos que admitir que é hora de dar um fim! Amei o texto <33
    Beijoss

    Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  8. Of course, it should not affect you, life has its things at every moment when they should happen.
    by the way, I see that we read but we don't follow each other, would you like us to follow each other too? a hug

    ResponderExcluir
  9. Olá! Gostei do texto, a reflexão é muito importante. Amor próprio deve vir primeiro e relacionamentos tóxicos e abusivos não só relação de namoro mas de amizade também devem ser cortadas. Melhor ter a saúde mental bem e a vida andando pra frente do que ficar assim.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Post super importante, Le. É muito bom ver cada dia mais as pessoas abrindo os olhos e sabendo classificar o que é abusivo e tóxico.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  11. pior que isso nao é só em relacionamento afetivo de namoro, pegação, mas em amizade também. tem amizades que você tem que ficar calculando o que vai falar, pq a pessoa é mega soberba, e isso não faz bem tanto quanto
    Beijoss

    https://www.rapeizedinamica.biz For digital entertainment and goood reading

    ResponderExcluir
  12. holla.
    great day and nice post my friend
    Stay Safe!

    ResponderExcluir
  13. Hello, I really like your blog, very beautiful and interesting!!!)
    https://beautypumma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo texto! Estamos 100% de acordo com você!

    Beijinhos :D

    https://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
  15. Very interesting and helpful post!
    i hope you are doing well!
    kisses!

    My blog - Lalabetterdayz

    ResponderExcluir
  16. Oi, Leid!
    Acho que a chave para se livrar dos relacionamentos tóxicos é o autoconhecimento. Terapia, meditação, escrever em um diário, fazer roda da vida. Todas as técnicas que ajudam a voltar pra si mesmo é um avanço na hora de abrir o olho para quem entra e para quem sai da nossa vida (afinal, relacionamento tóxico não é só o amoroso, ele está em todas as áreas).

    Espero que, falando sobre este assunto, cada vez menos pessoas vivenciem essa situação.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  17. A gente aprende quem acrescenta algo na nossa vida seja em amizades e relacionamentos. Amor próprio nunca é demais.
    Feliz Páscoa!
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  18. Maravilhoso esse post, temos que ter amor próprio, cuidar mais da gente e se precisar procurar de ajuda para se livrar de um relacionamento assim

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  19. Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: resultadopernambucodasorte.net

    ResponderExcluir
  20. Não desejo esse tipo de relação nem para meu pior inimigo, vivi na pele (na época do ensino médio) um relacionamento que me destruiu e, infelizmente, só depois que terminamos fui tomar conhecimento sobre o assunto. É triste e isso acaba com a gente, o pior são os traumas.

    Beijos,
    Marcelamirandadesigner.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Amor próprio é tudo nessa vida. De nada adianta entrarmos num relacionamento pensando que as migalhas já são alguma coisa, pois não são. Somos muito mais que um pouco de atenção e por isso merecemos mais, e esse merecimento não pode nunca ser deixado de lado!

    Abraçz
    Motivos Pelos Quais Estou Feliz Hoje

    ResponderExcluir
  22. I can't remember the last time I watched that show! I think the last one I saw was Pumpkin had her baby. Haven't seen it on TV since, but I'm curious who the guy is you're talking about?! Gino?! I didn't see that coming. Toxic relationships are the worst. I have been in one before and it really screws you up inside, yet can teach you some valuable lessons if you allow it to.

    Sxx
    daringcoco.com

    ResponderExcluir
  23. É triste que quem está num relacionamento abusivo, quase não percebe a situação. Geralmente amigos e familiares comentam e alertam, mas a pessoa em si acha que é pegação no pé, que estão errados, que não conhecem a pessoa direito.
    Amei a mensagem do seu post e concordo plenamente, acho mesmo que temos que entender que somos autosulficientes. É aquele famoso ditado: Melhor só do que mal acompanhada.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  24. ótimo post porque o tema é super importante de ser tratado! Eu vivi um relacionamento abusivo super tóxico que me deixou marcas até hoje, me sinto culpada o tempo inteiro, não consigo confiar como antes, é uma merd* haja terapia pra superar :(

    Beijão,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
  25. Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui.

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Só Dicas de Emagrecer

    ResponderExcluir
  26. Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui.

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Dicas Online e Vídeos da Edy

    ResponderExcluir
  27. Thanks for sharing!
    Stay safe

    Shoot for the stars | ☆ ☆ ☆ | Facebook page | ☆ ☆ ☆ | Instagram

    ResponderExcluir
  28. Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui.

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Blog da Edy Santos

    ResponderExcluir