Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 maio 2018

Vida saudável (...) sigam-me os bons!

Oi gente!
Durante minhas férias desse ano, fiquei meio paranoica de querer emagrecer, pois, estava me sentindo gorda e inchada... Acho que era por conta do período menstrual, que costuma me deixar um pouco mais robusta. Mas, uma coisa que tive que fazer por causa da saúde é adotar uma vida mais saudável e um cardápio rico em nutrientes para o corpo. E, tenho que dizer que estou bem melhor e muito mais disposta para fazer as tarefas do dia a dia. Por isso, lendo um artigo bem interessante retirado das revistas Glamour e Capricho, compartilho com vocês o que eu aprendi. Confiram:


Fica tempo demais sem comer: Ficar em jejum por muito tempo deixa o metabolismo muito lento e nos faz comer muito mais. Fazer atividade física ou ginástica de barriga vazia é muito prejudicial já que o corpo precisa da energia da glicose presente nos alimentos durante o exercício, sem essa substância o organismo recorre aos aminoácidos dos músculos para ter força para malhar, sendo assim, o seu corpo queima músculos e não gordura. Se você estiver com açúcar no sangue, daí sim o corpo aos poucos vai queimar as reservas de gordura. Por isso, antes de malhar, coma uma fruta, sanduíche natural ou uma barra de cereal.

Não comer a cada 3 horas: Pular as refeições ou ficar horas sem comer para economizar calorias, você está errada! Quando ficamos muito tempo sem comer, o corpo pensa que está em situação de perigo e então passa a trabalhar mais devagar para guardar energia, ou seja, você gasta menos e guarda tudo o que come. Por isso, o ideal é comer pouco a cada 3 horas, caso contrário, você não emagrecerá porque o mecanismo de defesa do corpo entra em ação.

Abusar dos alimentos e produtos Light ou Diet: Trocar alimentos industrializados por versões Light aumenta o apetite e a chance de ter momentos compulsivos. Isso porque eles contêm substâncias químicas que agem no cérebro tentando enganar a fome e o reverso desse efeito é justamente a fome extrema. Produtos Light em geral, ente são reduzidos em calorias, porém não é bom abusar e comer dobrado, pois, se assim feito, você está ingerindo muito mais calorias que o tradicional. Produtos Diet são normalmente sem açúcar, feitos para um não pode consumir esse ingrediente, mas isso não quer dizer que eles sejam pouco calóricos. Chocolate diet, por exemplo, tem mais gordura e mais caloria que o chocolate normal, por isso, fique atenta.

Exagerar na proteína ou comer demais depois do exercício físico: A proteína ajuda a deixar o hormônio da fome sob controle, mas não esqueça que as carnes têm gordura e são ricas em calorias. Um filé de 100 gramas por refeição é suficiente para você. E comer excessivamente após o exercício físico é errado porque você acaba não perdendo calorias, já que elas acabam sendo repostas quando comemos além do que gastamos. Sendo assim, depois da musculação, coma um lanche com proteínas (iogurte, queijo) ou carboidratos (banana, pão) depois da atividade aeróbica.

Não beber água: Tomar menos de 1,5 litro de água por dia faz você confundir sede com fome e desacelera a queima calórica, por isso, sempre tenha em mãos sua garrafinha com água e beba bastante água para se manter hidratada, bonita e perder peso com saúde.

Cortar grupos alimentares ou investir em biscoitos cream cracker: Banir carboidratos da refeição é um erro grave porque mesmo você perdendo peso rápido, perde também a água e músculos do corpo. Biscoitos Cream Cracker, por serem sequinhas e fininhas pela aparência, acham que são lights e saudáveis, mas não é bem assim... Cada um deles possui 31 calorias e o pacote inteiro 790 calorias, sem contar que ele possui gordura vegetal hidrogenada (a pior que existe). Por isso, prefira esses biscoitos nas versões integrais que são menos gordurosas e têm mais fibra.

Comer exageradamente produtos considerados saudáveis: Até nas refeições devemos ter cautela e não exagerar na hora de comer alimentos como azeite, queijo branco, barra de cereais, iogurtes, frutas secas e oleaginosas, cereais ou sucos de frutas. Explico tudo agora;

  1. O queijo branco não está livre das gorduras e tem quase o mesmo tanto de calorias que o queijo prato (queijo branco por fatia possui 65 calorias e queijo prato possui 72 calorias por 2 fatias, basta diferença né?). 
  2. Os cereais mais saudáveis (aqueles que possui muita fibra e não são tão gostosos assim) são menos calóricos e fazem um bem danado à saúde. Os cereais sem fibra costumam ser deliciosos, porém, cheios de açúcar e muita caloria. Por isso, prefira os cereais com muita fibra. 
  3. Frutas secas e oleaginosas como castanhas, amêndoas e afins, fazem um bem danado à saúde. Porém, essas frutas oleaginosas são muito calóricas (Uma noz possui 35 calorias, um punhado de amendoim tem 190 calorias), por isso não exagere. As frutas secas também enganam, por exemplo a ameixa seca que tem 20 calorias e um figo seco possui 60 calorias, elas têm muito açúcar e não dão muita saciedade, por isso, prefira as frutas naturais. 
  4. Sucos de frutas naturais são saudáveis, mas nem sempre são pouco calóricos, por exemplo, um suco de laranja que tem 140 calorias por copo. Se você substituir por um lanche da tarde tudo bem, mas tomar diversos copos de suco de laranja substituindo a água pode não ser tão saudável e as calorias multiplicam ao quadrado. E uma dica é evitar os sucos de caixinha, que normalmente já vêm adoçados e ainda mais calóricos. 
  5. Um prato de sobremesa recheados de frutas pode ter 400 calorias, o recomendado para uma dieta equilibrada são três porções de fruta ao dia. Comer fruta é bem melhor do que se entupir de biscoitos, mas abusar delas significa calorias extras... 
  6. Por isso, fique esperta nas suas escolhas: Quanto mais doninha e massuda, mais calórica é a fruta (caqui, uva e manga, por exemplo). Algumas frutas como o abacate picado por exemplo, possui gorduras saudáveis, porém, 230 calorias. 


Docinhos do bem: Há ali menos conhecidos por nós que fazem papel de ruins no cardápio saudável, mas, se ingeridos com bom senso e cautela não prejudicam a saúde e nem a dieta. Uma porção ao dia de um desses alimentos que citarei logo a seguir, dá para matar a fome no lanche da tarde sem engordar.

Por exemplo: Um brigadeiro pequeno possui 40 calorias, um quindim pequeno possui 63 calorias, um polenguinho possui 66 calorias, um bombom alpino possui 70 calorias, uma banana pequena possui 68 calorias, uma esfiha de 40 gramas possui 100 calorias, uma fatia média de bolo de chocolate possui 113 calorias, três unidades de cookies integral de aveia possui 125 calorias, um chocolate Chokito possui 128 calorias e um Danette possui 140 calorias.


Degrau por degrau: Para perder 1 kg por semana conheça e tente praticar a Escada Nutricional versão light, confira:

  1. Só proteína: Ingerindo também 1,5 litro de água e 1,5 colher de farelo de aveia, além de caminhar por 20 minutos.
  2. Proteína e legumes: Inclua vegetais à vontade no prato, menos as batatas e outros feculentos, e faça 30 minutos de exercícios. 
  3. Proteína, legumes e frutas: Apenas uma fruta pode ser acrescentada aqui (qualquer uma, menos banana, uva, cerejas e frutas secas), continue com 30 minutos de caminhada, 1,5 litro de água e o farelo. 
  4. Proteína, legumes, frutas e pão: Limite-se a duas fatias de pão e sempre escolha o integral. Para o corpo lidar com esse carboidrato novo é preciso fazer 1 hora de atividade física (por exemplo, 2 caminhadas de 30 minutos).
  5. Proteína, legumes, frutas, pão e queijo: Coma uma porção de queijo pequena de queijo amarelo ou branco (até 40 gramas), além de todos os alimentos ingeridos de segunda a quinta. Faça de novo 60 minutos de exercícios, 1,5 litro de água e 1,5 farelo de aveia.
  6. Proteína, legumes, frutas, pão, queijo e carboidratos: Já é sábado, hora de incluir arroz ou macarrão numa das refeições. Faça a caminhada de 1 hora para queimar as calorias dos carboidratos. 
  7. Refeição de gala: Nesse dia entrará tudo do dia anterior junto com uma refeição com entrada, prato principal, sobremesa e aperitivo (vale uma taça de vinho). Faça os exercícios de 1 hora, se quiser, para aperfeiçoar a dieta.


Gostaram da postagem? Comente! 


Até a próxima!
Beijos. 

10 comentários:

  1. Muito obrigada pelas dicas. Adorei e vou tomar nos. :))

    Hoje:- Onde há vontade há um caminho.

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira.

    ResponderExcluir
  2. Que post ótimo! Estou mudando meus hábitos há algum tempo e esse post me ajudará ainda mais!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Amei sua dica Le, já estava acima do peso e para ajudar engordei mais dois kg, desde segunda cortei as bobeiras e o refrigerante e comecei a caminhar. Já estou sentindo muita diferença!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. nossa eu ando me alimentando mt mal, com certeza preciso seguir melhor suas ótimas dicas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Eu sigo algumas das dicas! Tento ser o mais saudável possível! Super boas dicas!
    Beijinho*
    http://www.fine-alchemy.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo post, gostei de ler as dicas para uma vida saudável. Beijinho e Feliz fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  7. Que post com dicas incríveis.
    Preciso adotar aos bons costumes de vida saudável.
    Beijos

    https://glamour-02.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Estupendo post! feliz domingo!💚💚💚

    ResponderExcluir
  9. Gostei de saber, obrigada pela partilha. Beijinho e Feliz semana.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião acima:
Beijos. ♥