11 março 2019

Belezas culturais do Rio de Janeiro

Oi gente!
Nem tive tempo de escrever para vocês na sexta feira e nem no final de semana, porque na sexta, participei de um evento muito legal realizado na Praça Sete, na qual estive como estagiária do Nudem da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais. E o que eu tenho que dizer? Adorei a experiência, o lugar, as pessoas que estiveram no evento e até mesmo as poucas pessoas que vieram até a mim para orientações e esclarecer algumas dúvidas. Foi uma experiência incrível e que guardarei para toda a vida, porque gostei demais de participar e estagiar ao ar livre. 

(...)

Eu queria ter mais tempo para dedicar ao blog, mas estou sem tempo no momento, porque estou tendo aula pela manhã, a noite e nos sábados, além de estar estagiando a tarde... por isso tenho só metade da tarde de sábado e o domingo para fazer tudo (estudar para as matérias, cuidar de mim, dar atenção a minha família e me organizar para a OAB, prova global, etc.). Mas vou fazer o possível e o impossível para deixar o blog atualizado sempre que eu puder. Mas o bom é que eu tenho parceiras que escrevem artigos maravilhosos para o meu blog e hoje, vou compartilhar esse post escrito com muito carinho pela Luana Biral. Confiram:


O Rio de Janeiro é conhecido mundialmente pelas suas belezas naturais, mas não é feito somente de praias e parques. A beleza da Cidade Maravilhosa também é formada por muita história e cultura.
A segunda maior metrópole do Brasil atrai turistas do mundo inteiro, sendo o principal destino turístico da América Latina. E, quando se trata de cultura, a cidade oferece uma variedade de museus e centros culturais. Conheça algumas das belezas culturais da Cidade Maravilhosa!


Lista com as belezas culturais do Rio de Janeiro

São muitos os atrativos culturais do Rio de Janeiro e você pode fazer um roteiro para conhecer o máximo possível, em um só dia. Você pode aproveitar a opção de guias especializados e fazer um walking tour pelo Centro Histórico do Rio. Assim, poderá conhecer muitos pontos turísticos culturais da cidade. Confira a lista!


1. Theatro Municipal
Abriga vários espetáculos, muitos deles gratuitos e conta com arquitetura fascinante e que deve ser apreciada de perto. Além disso, sua decoração é uma atração imperdível e vale muitas fotos. O Theatro está entre os prédios históricos mais conhecidos e importantes para se conhecer na cidade.
Se localiza na Praça Marechal Floriano, s/n.

2. Jardim Botânico
Maior jardim botânico do Brasil, foi criado há mais de 200 anos por Dom João VI. O lugar conta com uma média de 9 mil espécies vegetais, com sua área verde tombada pelo Iphan. Sem contar que é considerado um santuário ecológico, tanto que faz parte do mapa de cultura da cidade. Além disso, foi declarado Reserva da Biosfera pela Unesco.
Localizado na Rua Jardim Botânico, 1008.

3. Museu do Amanhã
Foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, sendo um espaço cultural com localização privilegiada, às margens da Baía de Guanabara. Possui acervo imaterial e tecnológico, além de interatividade e experiências sensoriais.
Localizado na Praça Mauá, 1, no Porto Maravilha.

4. Museu de Arte Moderna



Um dos museus mais importantes do Rio, abriga exposições diversas, assim como a Cinemateca, espaço dedicado aos cinéfilos. Foi criado em 1948, sendo sempre um centro de difusão cultural, abrigando as principais tendências de arte moderna.
Localizado na Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo.

5. Centro Cultural Banco do Brasil
O local também está presente em outras cidades do Brasil, como as cidades de Brasília e São Paulo. Porém, o do Rio de Janeiro está na lista dos que são mais frequentados do Brasil. Sua programação oferece mostras de artes visuais, teatro e cinema.
Localizado na Rua Primeiro de Março, 66.

6. Biblioteca Nacional do Brasil
Possui um acervo que vai além de 10 milhões de itens, considerada como a sétima maior biblioteca nacional do planeta, pela Unesco, assim como a maior biblioteca da América Latina. Vale muito a pena visitá-la!
Localizada na Avenida Rio Branco, 219.

7. Caixa Cultural
Para quem curte cultura, essa é uma atração muito importante na cidade, já que abriga vários nichos artísticos como artes visuais, teatro, cinema e música. Chama atenção por sua arquitetura moderna que respira arte e cultura.
Localizado na Avenida Almirante Barroso, 25.

8. Museu Nacional de Belas Artes
Conta com a maior coleção de arte brasileira que remete ao século XIX. É dedicado à aquisição, conservação e divulgação das artes não só brasileiras como do mundo todo. Com arquitetura clássica, com lindas telas e esculturas.
Localizado na Avenida Rio branco, 199.

9. Parque Lage



Ótimo destino para um passeio cultural com paisagens naturais. Abriga a Escola de Artes Visuais, um lugar tradicional, possibilitando encontrar mostras e exposições. Ideal para um piquenique cercado de cultura.
Localizado também na Rua Jardim Botânico, 414.
Além de aproveitar as belas praias, aproveite para conhecer um pouco da história e cultura de nosso país em sua próxima visita ao Rio de Janeiro.

Fontes: Unesco e Iphan.


Gostaram da postagem? Comente!


Até a próxima!
Beijos. 




PARTICIPE DA PESQUISA DE PÚBLICO! 


11 comentários:

  1. Eu acho RJ um lugar bélissimo e tenho muita vontade de conhecer, principalmente esses lugares quem tem muito a contar.
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei de tudo, da tua forma de escrever e das fotos que são lindíssimas.
    Boa semana
    :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, td bem?

    sonho em conhecer o Rio e amei as dicas!
    vou salvar aqui, para um dia qd eu for!

    Bjooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu esse seu artigo, realmente é um dos melhores blog que estou visitando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Já até salvei em meus favoritos. ❤️ ..

    Meu Blog: Loterias Estaduais

    ResponderExcluir
  5. Respondi a pesquisa de público <3.
    Bom, gostei bastante do post, sempre fui louca para conhecer o RJ e nunca tive a oportunidade. Hoje em dia ando desanimada por conta da violência que está em alta. Gostei bastante do guia, queria muito ir no Jardim Botânico e no Museu Belas Artes <3.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  6. Nossa, pleno 2019 e ainda falta bastante itens pra eu visitar aqui no amado Rio de Janeiro... Quando cê vem pra cá?! Haha
    Beijos! Força aí nesse ano tããããão corrido

    https://www.rapeizedinamica.biz

    ResponderExcluir
  7. Adorei a publicação no geral:))

    Hoje:- Caminhos da ilusão...

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira.

    ResponderExcluir
  8. Nunca fui ao RJ, mas morro de vontade! Tantos lugares lindos! <3

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho muitaaa vontade de conhecer o Parque Lage, meu sonho é uma foto lá haha!
    O Rio tem vários lugares lindos pra visitar né?
    Espero ter a oportunidade de ir um dia :)
    Ah, e boa sorte nas provas, estudos e atualize aqui quando puder!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  10. That really looks like a fun city to visit! Maybe someday :)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião acima:
Beijos. ♥